terça-feira, 2 de setembro de 2014

Para a Rentrée, uma Brandade de Bacalhau


Chegou o mês de Setembro, o mês associado a um novo ciclo, a um novo recomeço, à rentrée, seja ela de que natureza for. Com a sua chegada,eis que me apetece a mim também voltar. Voltar a partilhar as receitas que por aqui se vão fazendo, voltar a ler-vos, a sentir-vos do outro lado do nosso sítio das delícias. E apetecendo, pus mãos à obra e lá fui de máquina em punho fotografar o nosso jantar para partilhar convosco como se faz cá em casa a Brandade de Bacalhau, receita de origem francesa que lembra muito o nosso tão português Bacalhau à Conde da Guarda. Com esta receita, declaro pois oficialmente aberta a minha "rentrée blogoesférica".

Ingredientes

700 g de bacalhau demolhado
1 kg de batatas
3 ovos
Azeitonas sem caroço q.b.
3,5 dl de leite
1 dl de natas
Azeite q.b.
4 dentes de alho
2 cebolas grandes
salsa q.b.
2 folhas de louro
1 haste de tomilho
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Broa ralada para polvilhar q.b.

Preparação

Lavei as batatas e levei-as ao lume com a casca numa panela com água e sal. Cozi os ovos. Noutro tacho, coloquei o leite, 1 alho esmagado, 1 folha de louro e 1 haste de tomilho. Quando começou a ferver, juntei o bacalhau e deixei-o cozer.

Entretanto, refoguei noutro tacho, a cebola e o alho em azeite juntamente com uma folha de louro. Quando ficou louro, reservei.

Aqueci o forno a 200ºC.

Descasquei as batatas e passei-as pelo passe vite com um fio de azeite. Desfiei o bacalhau e juntei este às batatas numa tigela. Acrescentei a os ovos descascados e picados, as azeitonas em quartos e a salsa picada. Juntei as natas e reguei com algum do leite morno onde cozeu o bacalhau (ir acrescentando até obter a consistência desejada). Mexi bem todo o preparado e temperei-o de sal, pimenta e noz-moscada. Verti para um pirex, polvilhei com a broa ralada e levei ao forno quente até ficar bem douradinho.

Retirei e servi com uma bela salada.

Bom apetite! Obrigada pela visita!



1 comentário:

Alex disse...

Não conhecia esta receita de bacalhau. Ficou com um aspecto delicioso!