quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Legumes Estufados na Abóbora

Um acompanhamento com um sabor muito agradável, saudável e que embeleza a mesa...

Ingredientes 5 pessoas

• 1 abóbora redonda e pequena para que caiba bem no forno
• 1 lata de cogumelos laminados ou 200 g de cogumelos frescos
• 2 courgettes
• 2 beringelas
• 1 pimento vermelho
• 1 cebola grande
• 2 dentes de alho
• 5 colheres (sopa) de azeite
• Tomilho q.b.
• Sal e pimenta q.b.

Preparação

Lavei a abóbora, cortei-lhe uma “tampa” e retirei todo o interior. Rejeitei as pevides, cortei a polpa que retirei em pequenos cubinhos e reservei.

Polvilhei a “casca” da abóbora com um pouco de sal no interior e levei ao forno a 180 graus durante 20 minutos.

Entretanto, num tacho, refoguei a cebola cortada às rodelas e o alho grosseiramente picado e deixei refogar ligeiramente.

Adicionei o pimento lavado sem pevides e cortado em tirinhas e deixei refogar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

Lavei e arranjei as courgettes cortando-as em meias luas. Lavei e cortei as beringelas em cubos. Escorri os cogumelos da lata e passei-os por água corrente (no caso de serem frescos, lavam-se e laminam-se).

Juntei então esses restantes legumes (os cubinhos de abóbora reservados inclusive), temperei com sal e pimenta, juntei um pouco de água e deixei cozer os legumes até ficarem macios.

No final, juntei tomilho picado a gosto e rectifiquei os temperos.

Retirei do lume, coloquei no interior da abóbora, decorei a gosto e servi.

Fonte: TeleCulinária nº. 1446

Com esta receita participo no divertido Passatempo Alquimia de Ingredientes do Blog Eu Mulher.



E como fui desafiada pela simpática Gina do saboroso blog A casa da gigis (a quem agradeço desde já a gentileza) a participar no Desafio 9 Coisas Sobre Mim que anda a circular pela Internet, vou escrever  9 "coisas" sobre  mim, e sendo este blog de culinária, decidir falar de mim em termos culinários.
  1. Cozinhar, principalmente receitas novas , é para mim, uma forma de descontracção cuja cerejinha em cima do bolo, é a sua degustação e a satisfação de quem me acompanha.
  2. O meu prato preferido é o Cozido à Portuguesa, mas não um qualquer: o Cozido da minha mãe ou da minha Maninha: verdadeiras festas para o meu paladar!
  3. A minha sobremesa preferida... Gosto de todas : D Embora o cheesecake de morango me pisque sempre o olho...
  4. As  receitas que faço mais apreciada em casa são a minha lasanha e o meu Bacalhau à Zé do Pipo e o meu bolo folhado.
  5. O que mais gosto de fazer na minha cozinha é... Fazer bolos: a sua preparação delicada, o aroma que fica na cozinha são um verdadeiro bâlsamo para qualquer problema!
  6. Estou a adorar a minha aventura nos bolos decorados: a experiência tem sido muito gratificante.
  7. Tenho imensas fotografias de comida no meu computador para publicar, o tempo é que é limitado...
  8. Nunca nenhuma receita dos blogs que visto e que já fiz me desapontou! Fazem sempre sucesso na minha mesa!
  9. Aprendi muito com todos os blogs que visito e quero aprender ainda mais...
Deveria passar o desafio a mais 9 pessoas, mas como muitas pessoas não gostam deste tipo de desafios ou não têm disponibilidade, desafio quem me visita e gostar de responder a participar. Beijinhos.

39 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Isabel,
Ficou fantástica a tua abóbora. Também quero uma assim LOL
Beijinhos

Quitutes da Juju disse...

Fiocu lindo! Imagina com aquelas mini-abóboras para servir individualmente? Parabéns! Bjs

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Maria disse...

Querida Isabelinha,
Esta Abóbora com Legumes está uma graça!
Tão rustico, tão Outonal.
Embeleza a mesa e de que maneira!
Um prato digno do melhor livro de culinária.
Parabéns pelo talento tão natural que tens.
Beijocas.

moranguita disse...

uma forma bem bonita de levar os legumnes a mesa
esta perfeita esta abobora
beijinhos

Patrícia Nascimento disse...

Um obra de arte!! Gosto muito de legumes estufados e com essa apresentação...fica o máximo!
Bjinhos

Danieli disse...

Ameeeei esse cantinho!
Estava "xeretando" a internet e encontrei o seu blog. Muito legal!
Estou te seguindo e gostaria que você fizesse uma visitinha no Nossa Cozinha:
www.nossacozinhadani.blogspot.com
Beijinhos!

Tuquinha disse...

estou mesmo a ver-me sentadinha nessa tua mesinha, á frente dessa grande maravilha e a servir-me delicadamente...Apenas te posso dizer que me encheu por completo todas as medidas...
mil beijinhos e parabéns peo teres partilhado

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORO ABÓBORA ASSIM COM LEGUMES AINDA Ñ FIZ ,MAS VOU LEVAR A RECEITA!

Andanhos disse...

Adoro camarão na moranga (abóbora), mas esta receita de legumes eu não conhecia. Parece ser uma delícia!
Beijos.

fimere disse...

quelle magnifique recette ainsi que sa présentation
un vrai régal pour les yeux et les papilles
bonne soirée

RUTE disse...

Que espetáculo!
Que apresentação magnifica!
Faz uma mesa linda! É um prato digno de uma época festiva.
Só tenho mais uma palavra:
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Daniana Bittencourt disse...

Que linda apresentação!
E com certeza, uma delícia também.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Xana Bértolo disse...

Isabel, além de embelezar a mesa, deve ficar um acompanhamento fantástico... Ficou lindo mesmo servido na abóbora, és uma menina bem prendada...
beijinhos kida

ameixa seca disse...

Simplesmente fantástica :)

maria silva disse...

Parabens Isabel têns sempre receitas diferentes e com muito bom aspecto,vêm ai o Halloween uma bela sugestão para esse dia, bjs.

Gina acasadagigis disse...

Isabel ,
a tua abóbora ficou bem bonita.
Quanto ao desafio ainda bem que gostaste e desde já agradeço as tuas belas palavras.
Gostei de saber algumas coisas sobre ti e o que gostas mais na tua cozinha, bjs

M. disse...

Isabel, essa abóbora está linda e o recheio maravilhoso!!! Adoro legumes estufados!!!
Perdoa-me a ignorância, mas porque é que se deve polvilhar com sal o interior (ai que esta mulher não percebe nada...)?
Estou com água na boca a escrever este comentário e a olhar de soslaio outra vez para as tuas respostas ao desafio... Miammmmm....
Bjsss,
Madalena

Isabel disse...

Olá meninas,
muito obrigada pelos vossos generosos comentários!

Madalena querida,
o acto de polvilhar o interior da abóbora com sal e levá-la ao forno, tem como objectivo criar no seu interior uma crosta que a torne apta a receber os legumes estufados com os seus sucos sem que ela "rasgue", visto ela ter bastante humidade depois de esvaziada. Muito obrigada pela tua simpatia e sempre boa disposição com que me brindas!
Um grande beijinho.

Beijinho grande para todas!

Filipa disse...

Olá Isabel! Gosto imenso de legumes estufados. A tua receita está muito bonita! Transpira a Outono! Além do regalo para os olhos, imagino a delícia que deve ser! Aida bem que a Madalena já fez a pergunta e tu já respondeste: que coisa curiosa, que eu tmabém não sabia! Um beijinho e boa sorte para o desafio!

Hiperica di Lady Boheme disse...

Ciao carissima, la tua ricetta è fantastica e presentata in maniera deliziosa e molto originale!!! Complimenti, un abbraccio

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uma sugestão bem artistica e divina ♥

Fa disse...

Linda abóbora! Ideal para esta altura do ano. bjs

donabimby disse...

Isabel

Que prato mais bonito, ficou com uma apresentação excelente.
E depois não há nada melhor que uns legumes estufados
Adorei

bjs

Unknown disse...

A abobora ficou com uma apresentacao linda e essas cores Outonais, um espectaculo. OLha bem bom para se servir na noite de Halloween, hehehe...

Beijinhos e bom fds

Natacha Rodrigues disse...

Bem... que requinte!!!! Adorei!!

Especialmente Gaspas disse...

Deve ser uma delicia!

Clau disse...

Isso é bom demais!!!!e ficou linda,bjus e bom fim de semana.

Rachel disse...

Amiga, como estás tudo bem?
A julgar´por essa delícia que fizeste, creio que muito bem!
Ah...as abóboras...com qualquer recheio, são maravilhosas, adoro raspar o interior delas junto com os temperinhos que sobram, delícia de receita para o Alquimia!

Bjuss e ótimo fim de semana!

Blog da Nô disse...

Ai, que abóbora linda! E deliciosa!
Beijos!
:o)

Doces Cris Hipolito disse...

Oi, adoro seu blog e por isso tenho um selinho pra você; é só passar no meu blog e pegar.

Bjos,

Unknown disse...

Ficou belíssimo! Senti até fome, hummm.


Obrigada por participar do alquimia e por deixar nosso passatempo mais rico e apetitoso.


Bjs

Abelha Maia disse...

Parabéns, está com um aspecto magnífico,excelente mesmo.
Bjsss

Natália Eleutério disse...

Uma delícia bastante apelativa, bjs.

Unknown disse...

Olá querida!! Você foi a escolhida para sugerir nossos dois próximos ingredientes para o alquimia!! Parabéns!!!

Aguardo com urgência o nome dos dois ingredientes, ok?

Bjs

alinhavARTE disse...

Olá Isabel!
Vim agradecer a sempre agradável visita que nos faz. Estes legumes têm um aspecto fabuloso, cá por casa adoramos esse tipo de acompanhamento. Beijinhos
Mina - ApaladARTE

Maria Lúcia disse...

Oi
Que bom parece ser
bem fácil de fazer,
e fica linda na mesa.
Beijos...
Lúcia

Rachel disse...

Eu não disse que era uma delícia de receita... Parabéns amiga!!!

Bjuss!!!

Isabel disse...

Muito Obrigada pela generosidade dos vossos comentários! É muito bom ler a vossa opinião.
Beijinho grande a todos.

Treat and Trick disse...

Very healthy and delicious, looks so colorful...