segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Entremeada no forno com cerveja

 

 
 
Este assado é uma proposta bem tradicional encontrada na TeleCulinária que teve toda a aprovação dos comensais cá de casa. Cozinhada desta forma, a entremeada fica muito tenra e suculenta e a cerveja empresta-lhe um delicioso sabor. Aqui deixo a receita para quem desejar um almoço apaladado bem ao sabor dos portugueses.
 
Ingredientes
 
1,500kg de entremeada
1kg de batatinhas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 cervejas médias
5 colheres sopa de azeite
1 colher sobremesa de colorau
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
 
Preparação
 
Cortei a entremeada em pedaços, temperei com sal, pimenta, o louro, o colorau, as cebolas às rodelas, os alhos picados, o azeite e a cerveja. Levei a forno pré-aquecido a 170ºC até ficar bem douradinho (cerca de 1 hora), virando de vez em quando.
 
Lavei as batatinhas com a pele e cozi-as em água temperada com sal. Escorri-as, retirei-lhes a pele e juntei-as  à entremeada. Envolvi no molho e deixei assar mais 15 minutos.
 
Servi polvilhado com salsa picada.
 

15 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Costumo fazer e cá por casa todos gostamos muito.Nem sempre dá para se usar a churrasqueira e assar, assim temos sempre uma maneira de fazer a entremeada!
Bjoka
Rita
Participa no meu passatempo:
http://bembons.blogspot.pt/2013/02/passatempo-bembons-sanimaia.html

Bombom disse...

Esta é a prova de que não é preciso gastar muito dinheiro numa refeição para ela ficar com um ar tão requintado. Um tempero tradicional, com a introdução das cervejas que enriquecem o molho, provoca uma explosão de sabores que se completa com um bom Vinho aí do Douro a acompanhar.
Vou levar a receita. Como tenho "maus fígados", para fugir à gordura da Entremeada, vou experimentar com o Cachaço à Italiana.Obrigada pela partilha. Um beijinho da Bombom

Tuquinha disse...

Querida Isabel....
Nem é tarde nem é cedo...é mesmo esta receita que vai ser feita para o próximo Domingo no almoço para o meu irmão e família....
Obrigada por estares aqui e obrigada pela receita.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

Esta com um aspecto divino...eu ja almoçava
bjs

Unknown disse...

Ja nao como uma bela entremeada ha algum tempo. A tua ficou perfeita e a carne parece estar na perfeicao. Adorei a receita.

Beijinhos e e bom estares de volta

Ysandra Pena disse...

Eu comeria muito, mais te confesso que comeria o dobro das batatas...=D

http://virandocomida.blogspot.com

Silvia disse...

Que prato tão bonito,imagino como ficou delicioso!
Gostei muito do blog!
Beijinhos

Papinha Doce disse...

Parece-me ter ficado 5 estrelas.
Beijinho

Bombom disse...

Querida Isabel, sabe que fiz mesmo esta sua receita com o Cachaço à Italiana? Simplesmente deliciosa! E já estávamos à mesa quando me lembrei que devia ter tirado a foto para lhe enviar...Desta vez falhou, mas logo que repita a receita, prometo enviar-lha. Muito obrigada! Um beijinho da Bombom

Isabel disse...

Muito Obrigada pelo seu feedback querida Bombom. Fico contente que tenha gostado e agradeço a gentileza em deixar aqui o seu comentário. Um grande beijinho.

Obrigada a todas as meninas que dispensaram um pouco do seu tempinho ao deixar aqui tão simpáticos comentários. Beijinhos.

Salsa Verde disse...

Uma receita bem ao meu paladar, pois adoro este tipo de sabores!!
Beijocas,
Lia.

Sonia Tomas Marques disse...

Experimentei hoje e foi um sucesso! Maravilhoso! Obrigado pela fantástica sugestão!

Isabel disse...

Bom dia Sonia Marques. Fiquei extremamente feliz ao saber que experimentou a receita e que foi um sucesso. Claro que as mãos da cozinheira também fazem muito ao caso, pelo que presumo que a maior parte do sucesso deveu-se às suas habilidades na cozinha. Agradeço o seu feedback e a gentileza em deixar aqui este seu comentário. Muito Obrigada e votos de uma boa semana.

Sandra disse...

Já está no forno! Obrigada pela receita inspiradora!

Isabel disse...

Olá Sandra.

Espero que goste. Obrigada eu pela sua visita ao meu cantinho. Beijinho e bom fim-de-semana.