terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Arroz malandrinho de Polvo


Procuro sempre ter polvo na minha arca congeladora. É um molusco muito apreciado por aqui e que se presta a inúmeros pratos. Quem lê o Sítio das Delícias já encontrou com certeza outras receitas com o octópode. A dificuldade de muitas pessoas com quem falo sobre a forma de cozinhar o polvo consiste na sua cozedura, pois muitas são as queixas de que o polvo fica duro ou "emborrachado" depois de cozido. Confesso que nunca me aconteceu. O que aconselho a fazer e que não falha é depois de comprar o polvo fresco, limpá-lo e congelá-lo cerca de 1 semana por forma a quebrar as "fibras" que possui nos tentáculos e que o irá amaciar. No momento de o cozinhar, coloco-a na panela de pressão sem descongelar juntamente com uma cebola, e um fio de azeite e cubro-o com água. Levo a panela ao lume e depois de começar a ferver, deixo cozinhar em lume brando cerca de 20 a 25 minutos (variando este tempo conforme o tamanho do Polvo). Fica sempre tenrinho e saboroso! E vocês como fazem?

A proposta de hoje é pois um delicioso Arroz malandrinho de Polvo. Eis como faço:

Ingredientes

1 polvo congelado
1 cebola para cozer juntamente com o polvo
1 cebola grande
2 dentes de alho
Azeite q.b.
1 folha de louro
Salsa 
1 copo de vinho branco
Pimenta em grão
1 tigela de arroz carolino

Preparação

Cozi o polvo com uma cebola e um fio de azeite na panela de pressão durante 20 minutos (tempo contado a partir do apito do assobio). Retirei o polvo e reservei a água.

Fiz um refogado com a outra cebola e os alhos picados e azeite. Quando a cebola alourou, juntei-lhe o polvo cortado em pedaços, o louro sem o veio interior e algumas hastes de salsa.
Refoguei bem e fui acrescentando aos poucos o vinho branco. Temperei com sal e pimenta moída na altura e deixei apurar cerca de 10 minutos. Juntei  3 tigelas de água de cozer o polvo previamente coada. Deixei ferver. Rectifiquei os temperos, juntei o arroz e cozinhei até abrir. Servi, retirando o louro e a salsa.

Bom Apetite!

Obrigada pela Visita!




10 comentários:

Marina disse...

Ficou com um aspecto delicioso!!!
Bjs :)

sandra neiva disse...

Gosto bastante de arroz malandro e este ficou mesmo como eu gosto, uma delicia.

Beijinhos

Susana Antunes disse...

É sempre uma boa sugestão...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Luisa Alexandra disse...

O teu arroz ficou com tão bom aspecto, maravilha!

Ratolinha disse...

Adoro arroz de polvo. Esse ficou fantástico!
bjinhos

Xana Bértolo disse...

Eu normalmente compro-o congelado, mas mesmo fresco acabo por congela-lo sempre!!! Faço igual, mas cozo-o ainda mais um pedacinho, cerca de 30 a 35 min. E tb nunca me aconteceu ficar emborrachado, só uma vez colou à panela, pk li que o podia cozer congelado sem adicionar água.. lol foi uma bela experiência :)
Bem, resumindo, esse arroz ficou mesmo super apetitoso, gosto imenso :)
beijocas kida

São Ribeiro disse...

Adoro arroz de polvo e esse ficou uma maravilha
Bj

Isabel disse...

Obrigada meninas pela visita e palavras. Já vi termos todas em comum este gosto pelo arroz malandrinho de polvo ;)
Sabes Xana, também já li e ouvi dizer qua há quem coza o polvo sem lhe adicionar água. Confesso que nunca experimentei, mas depois de ler o teu relato, é melhor não me aventurar :) Obrigada pela tua contribuição neste meu cantinho!

Obrigada e um beijinho a todas!

Cacahuete Grizeu disse...

Arroz de polvo e dos meus arrozes preferidos, infelizmente cá em casa só eu e que sou fã de polvo. Por isso tenho que me contentar a contemplar fotos. Por mim marchava já um pratinho.

Beijinhos

Inês Ginja disse...

Adoro polvo!
E adoro arroz de polvo, assim bem malandrinho.
Basicamente por cá, faço o mesmo que tu, congelo e depois cozo dessa maneira.
Ou faço no forno como aprendi com o Sá Pesssoa, e fica sempre bem.
Um beijinho.