quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bacalhau à Margarida da Praça


Pratos simples que aproveitam ao máximo o que os ingredientes podem dar, doces irresistíveis e cheios de história compõem a cozinha que os portugueses criaram e preservaram orgulhosamente ao longo de sua história: a Cozinha Tradicional Portuguesa. O saboroso Bacalhau à Margarida da Praça que hoje aqui apresento,  a essa cozinha pertence e é com ele que participo na Semana da Cozinha Tradicional Portuguesa que a  querida Vânia Jesus-antígona dos "cinco sentidos na cozinha" teve a brilhante ideia de instituir. Aqui fica pois a receita:

Ingredientes 4 pessoas


• 4 postas de bacalhau do lombo
• 800 g de batatas
• 3 dl de azeite
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• Pimenta & sal
• 3 ovos
• Azeitonas

Preparação

Fervi o bacalhau durante 1 minuto. Escorri e enxuguei muito bem as postas e assei-as de seguida nas brasas. Depois desfi-las em lascas grossas limpando-as de peles e espinhas.

Entretanto, cozi os ovos e também as batatas em água e sal e pelei-as. Cortei-as em rodelas e dispu-las num prato de serviço. Sobre estas, dispus as lascas de bacalhau e os ovos às rodelas.

Levei o azeite ao lume com as cebolas e os dentes de alhos cortados em rodelas e temperei com pimenta e ligeiramente com sal. Deixei cozer até a cebola ficar translúcida. Cobri o bacalhau com a cebolada e servi de imediato com azeitonas.
 
Queria também deixar aqui registados uns selinhos que me foram carinhosamente atribuídas por simpáticas amigas da blogoesfera e que dedico a todos os que me acompanham no Sítio das Delícias.
Muito Obrigada!
 
da querida lady Boheme


da querida Carla do Blog "De Cozinha em Cozinha passando pela minha", a quem peço descuplas pelo atraso na publicação do selinho que me foi tão carinhosamente atribuído mas que não estava esquecido.

                                                    Muito obrigada!

28 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Uma delícia de receita, mesmo tradicional!

Unknown disse...

Mais uma bela receitinha com bacalhau. Afinal o que e tradicional e bom!

Beijinhos

Autora do Blog disse...

Que óptimo aspecto!
Muito apetitoso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Hiperica di Lady Boheme disse...

Olà querida, complimenti per questo gustoso piatto, ha un aspetto veramente stupendo!!! Beijinhos

Paulo Chagas disse...

Um dos meus bacalhaus favoritos!
E aqui apresenta-se com excelente aspecto ;-)

Daniana Bittencourt disse...

Querida Isabel,
Eu deveria ter nascido em Portugal.
Amo a culinária portuguesa...
Que prato delicioso prepaste...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Bombom disse...

Agora fiquei com água na boca, mas só posso provar um bocadinho por causa da minha má visícula!!! Estou muito contente por já poder comentar aqui no Sítio das Delícias! Obrigada! Também vou levar a receita do Bolo com Vinho do Porto. Adoro todas as receitas em que ele entra!Bjs. Bombom

maria silva disse...

Olá amiga Isabel que belo bacalhau,esta uma delicia,bjs.

Unknown disse...

è mesmo o sitio das delicias, e esta receita não é excepção!Obrigada pela participação!

mil beijinhos

Vânia

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com/

Gina acasadagigis disse...

Querida Isabel ,
Que boa participação, com uma comida bem portuguesa , bjs

Anónimo disse...

Isabel, esta foto está apetecível que até lhe sentimos o cheiro!
Uma bela sugestão, bem ao eu gosto...:)

Dani disse...

Mas que delicia ate estou com agua na boca...bjs

Tuquinha disse...

Isabelinha, este bacalhau está super apetitoso....pena que não tenho apetite nem para fazer nem para comer.Demasiado cansada.
Beijo

Papinha Doce disse...

Olá Isabel,

na minha região, chama-mos este bacalhau de "Bacalhau à Gomes de Sá" e eu adoro.

Bjinhos
Papinha Doce

RUTE disse...

Adooooro cebolada! Podes tirar o bacalhau e dá cá o resto do prato :)
Cebola assim alourada faz lembrar cabelos de anjos aos caracois largos. Ups, lá estou eu a divagar numa de poetisa angelical, ah ah ah.
Olá amiga, vim ber como pairam as modas por aqui. Até mais.
Bijinhos.

Abelha Maia disse...

Muito bom aspecto, essa cebolinha que maravilha.
bjsssss

Maria disse...

Querida Isabel,
Ontem tinha comentado este teu maravilhoso bacalhau, mas algo aconteceu porque não o visualizo...
Mas o que interessa mesmo é que este prato está com um aspecto delicioso e dou-te os parabéns pela sugestão tão tradicional, tão portuguesa.
Um grande beijinho

Menina Miminhosm disse...

Olá,mas que coincidência, a tua pikena também fazer aninhos amanhã!!!
Eu ando um bocadinho atarefada,a preparar as coisinhas, a festa será só no domingo, hj será só o bolinho para ela levar para a escolinha!!!
Amanhã passo cá.
bjssssss

Natacha Rodrigues disse...

Lá esta... 1001 maneiras de o fazer e de o chamar! :)

Bem boa!!!

Maria Lúcia disse...

Oi
Adorei a receita.
Beijos...
Lúcia.

argas disse...

Agora ficou-me mesmo a apetecer! Que bom aspecto!

Xana Bértolo disse...

Isabel, k lindo e apetitoso ficou o teu bacalhau :)... Adorei a simplicidade..
beijinhos kida

Susana Matias disse...

Bem tradicional e português

que maravilha

jinhos

sabor e saberes disse...

Uma delicia.
Bjs

Andanhos disse...

Que delícia!
Esta receita abriu-me o apetite.
Beijos.

Isabel disse...

Muito Obrigada pela simpatia com que me brindam a cada publicação!
beijinhos a todos.

donabimby disse...

Eu AMO esse prato e mais tradicional não podia ser

bjs

moranguita disse...

uma receita bem tradicional e muito saborosa
bela participaçao