
Queridos leitores do Sítio das Delícias, creio que está mais do que na hora de me desculpar por esta longa ausência de receitas por aqui. Por razões várias, tive de dar um descanso a este meu projecto de partilha de receitas aprovadas cá em casa. Contudo, este meu cantinho com toda a sua dinâmica e pontos positivos que ele envolve, esquecendo outros menos agradáveis, está regularmente presente no meu pensamento, principalmente quando uma receita faz sucesso em casa, pois a vontade de a publicar é enorme. Hoje, decidi retomar as rédeas deste meu trabalho/passatempo que tinha ficado pendente e como não é do meu feitio deixar algo suspenso, comprometi-me comigo própria a partilhar receitas convosco, embora não tão frequentemente como o fazia outrora. Agradeço as inúmeras visitas que me foram feitas ao longo deste tempo, assim como todo o vosso feedback acerca de uma ou outra receita que tenham experimentado. Agradeço também a preocupação e extremas gentileza e simpatia de algumas blogueiras maravilhosas que me endereçaram comentários, e-mails e telefonemas com palavras de encorajamento, conselhos sábios e toda a sua Amizade que muito estimo. Sem grande tempo para comentar nos vossos cantinhos mas nunca descurando a sua leitura (às vezes tardia, mas sempre actualizada), deixo aqui registado o quanto tenho gostado de muitas das vossas receitas que tenho experimentado. E agora, só me resta desejar a todos que continuem a encontrar neste Sítio das Delícias, receitas que que vos deliciem. A receita está aqui, a mão e a criatividade é vossa! Bons Cozinhados a todos!
E sem perder tempo, começo já hoje por publicar uma receita de vitela assada com tomilho cuja inspiração encontrei na revista "Sabe Bem" do Pingo Doce. Não a segui à risca pois cozinhar e criatividade têm de andar a par na minha cozinha. Também não inovei assim tanto, mas adaptei-a ao gosto pessoal dos comensais cá de casa e publico-a dessa forma. Perdoe-me a minha belíssima Amiga vegetariana, mas não consigo despedir-me de vez da carne! E se for carne de vitela, tenra e suculenta por excelência.... Recomendo pois este prato cuja carne absorve de forma maravilhosa o sabor do tempero aromatizado com esta erva que cresce linda e perfumada no meu quintal: o tomilho.
Ingredientes
· 1 kg de vitela para assar
· 4 dentes de alho
· 2 hastes de tomilho
· 1 dl de vinho branco + o suficiente para refrescar enquanto assa
· 4 colheres (sopa) de azeite
· 3 colheres (sopa) de pimentão-doce
· Sal & pimenta q.b.
· 1 kg de batatinhas
Preparação
Pré-aqueci o forno a 200º C.
Descasquei os alhos e triturei-os com o azeite e o pimentão-doce, com a ajuda da varinha mágica. Barrei a carne com este preparado e juntei o tomilho e temperei de sal e pimenta.
Coloquei a peça de carne no tabuleiro de ir ao forno e reguei-a com o vinho. Levei ao forno a 200º C durante 15 minutos e após esse tempo, baixei a temperatura para 170ºC e deixei cozinhar durante cerca de 1 hora tendo o cuidado de ir virando a carne de vez em quando para assar de forma uniforme e fui regando com o molho da assadura e refrescando com vinho.
Cozi as batatinhas com pele numa panela com água e uma pitada de sal. Adicionei-as à carne 15 minutos antes do final do tempo da assadura, regando com um fio de azeite e piquei 2 dentes de alho com os quais polvilhei as batatas.
Bom Apetite!
Obrigada pela visita!