terça-feira, 8 de junho de 2010

Bola de Carnes da Maria


Uma das maiores belezas deste mundo virtual são as amizades que se criam. E nasceu uma bonita amizade entre uma leitora muito querida do meu blog chamada Maria e eu própria! Tudo começou com a receita do Pudim Francês que esta muito doce Amiga me solicitou. Há  dias ao abrir o meu e-mail, deparo-me com uma gentil mensagem da Maria que partilhava comigo esta receita divinal. Logo que pude, pus mãos-à-obra e fiz esta bola que é mesmo muito saborosa. Diz a minha querida Amiga ser uma receita das farinhas Espiga, mas com as alterações que lhe introduziu, esta iguaria ficou mesmo sublime. Com a autorização da generosa Maria que tem um sentido enorme de partilha, publico hoje esta receita deliciosa! OBRIGADA Maria!! Espero um dia um blog teu pois de certeza que tens muita a ensinar-me!!!

Ingredientes


• 500 g de farinha
• 2 ovos inteiros + 1 ovo batido para pincelar a bola
• 1 chávena de leite morno
• 1 colher de sopa (rasa) de sal refinado
• 30gr de fermento padeiro fresco
• 50 g de banha de porco
• 250gr de carnes variadas (fiambre, bacon, chouriça de colorau)
• 6 fatias de queijo
• Margarina para untar

Preparação:

Dissolver o fermento no leite morno.

Numa tigela colocar a farinha juntamente com os restantes ingredientes, à excepção das carnes e amassar tudo até conseguir uma mistura homogénea até que a massa se despegue da tigela e dos dedos.

Estender a massa com o rolo e imaginando o meio, aí colocar uma camada de carnes e 3 fatias de queijo, dobrar uma parte a cobrir as carnes colocadas, voltar a colocar outra camada de carnes e mais 3 fatias de queijo, dobrar a restante parte e "fechar" a bola. Colocar num tabuleiro de ir ao forno untado de margarina e deixar levedar até duplicar de tamanho (cerca de 1h30 minutos).

Pré-aquecer o forno a 200 ºC.

Pincelar com 1 ovo batido e levar a bola a cozer por aproximadamente 30 minutos.


62 comentários:

Isabel Salvador disse...

realmente uma bela amizade e uma bela bola de carnes,jinhos

Isabel disse...

Obrigada BELINHA, o que tornou esta bola ainda mais bonita foi a Amizade que originou a sua confecção, e quando as coisas são feitas com carinho, saem sempre bem!
beijinho grande Amiga.

RUTE disse...

Só pode ser um show essa bôla! Tem um aspecto convidativo. A mim está a convidar-me de certeza!

Interessante como a tua doçura atrai a ti pessoas muito mimosas e que cultivam a partilha e a amizade.

Isabel, és um exemplo a seguir. Provas ao mundo que quando distribuimos amor, colhemos mais amor ainda. Todas as pessoas com maus sentimentos deviam por os olhos em ti. És uma pérola, um diamante, uma pedra preciosa em pessoa.
Bem hajas por existires.
Beijinhos linda.

Unknown disse...

Bom dia!! Amiga Isabel!!
OBRIGADO!!! Por presentear-me com tão gentis palavras!! Sempre que precisares! Conta comigo!! Um beijinho enorme de gratidão!!
Maria Mendes

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Isabel
Concordo que a maior beleza do mundo virtual sao as amizades que fazemos!
Essa receita deve ser realmente saboraso, se ve^ pelo aspecto.
Um abraço
Léia

Larana Colorida disse...

Bola, mas que delicia, simplesmente divinal. Sou uma louquinha por bolas, acho que vou seguir o teu conselho e arregaçar as mangas e fazer uma bolinha.

Amiguinha linda, esta bola está fantástica:))

beijokinhas:))))

Luisa Alexandra disse...

Linda, ficou mesmo muito bem!

Isabel disse...

Linda RUTE,
"Show de bola" és tu, maravilhosa Amiga. Esta bola é tão convidativa quanto a tua Alegria e personalidade encantadora que espalhas pelos nossos blogs e que domina o teu! Obrigada pelas tuas belas palavras que me tocaram imenso e retribuo-te com toda a sinceridade o elogio: tu também és um diamante que veio brilhar na Terra e encantar a todos quantos se cruzam contigo, com a tua Beleza Interior e brilho. Um grande beijinho belíssima Amiga. Também agradeço a Deus a tua existência!

Minha querida amiga MARIA MENDES, muito Bom-Dia!!
Tudo o que aqui escrevi minha bela Amiga, saiu do meu coração que te está profundamente agradecido pela Amizade que me ofereceste tão generosamente. Obrigada por seres minha Amiga e das tuas palavras, faço as minhas: conta SEMPR comigo minha bela amiga. Um grande beijinho carinhoso Maria!
PS.E esta bola é mesmo deliciosa!! Muito obrigada!

linda LÉIA, e quem melhor do que tu para homenagear a Amizade?! Um doce de pessoa a quem dá gosto chamar AMIGA. Muito obrigada e um grande beijinho.

LARANA queridíssima,
muito obriga minha divertida amiga. Podes crer que não te irás arrepender do resultado, e depois com o toque das tuas mãos super habilidosas, tenho a certeza de que irás adorar! Um grande beijinho.

linda LUÍSA,
Muito obrigada! Por acaso também acho que não me calhou nada mal (modéstia à parte rsrs), e por isso acho que esta receita é um tesouro e feita com carinho por quem ma deu, deu nisto: uma saborosa bola! Um grande beijinho.

Veronica Silva disse...

Ola,vou fazer esta receita,muito obrigada por partilhar estas maravilhas com o mundo. Beijinhos para si.

Isabel disse...

Olá VERONICA,
Seja muito bem vinda ao meu cantinho! Fico contente que tenha gostado e como já fui visitar o seu encantador blog e sei que é uma menina muito prendada, tenho a certeza de que fará uma bola deliciosa!! Um grande beijinho e volte sempre!

Salsa Verde disse...

A ver pelo aspecto, só pode ser mesmo uma maravilha!!
Beijinhos,
Lia.

Sónia Paula disse...

Parece deliciosa...
BJCAS...

sabor e saberes disse...

Como eu gosto de bola de carne. Ficou linda. Bjs

Carla Oliveira disse...

Ficou linda, amiga!

Beijinhos!

Fatima disse...

Que deliciosa, vou experimentar. Obrigada por partilhar.
Beijinhos

donabimby disse...

Querida Isabel

Essa bola ficou mesmo como eu gosto com várias camadas de carne.
Deve ser mesmo deliciosa e vou ver se a faço para a festa de anos do meu filho mais velho que já não falta muito


bjs

maria silva disse...

ola amiga Isabel,a bola de carne ficou fantástica, e quanto ás amigas que nos arranjamos aqui na net , eu estou adorar a pouco tempo que tenho o meu blog e tenho aqui muitas amigas e a Isabel é uma delas,o que nós aprendemos aqui umas com as outras ,beijinhos e obrigada a todas.

Anónimo disse...

Isabel, eu adoro bôla, só fujo um bocadito por causa das carnes, mas esta delícia ficou com uma textura tão mimosa quanto irresistível!
Apetece-me reinventa-la!hehehe:)
Beijókas fofas***

Fla disse...

Que delícia de receita.
E tão bom esse tipo de amizade que surge na net né?
Bjs

Isabel disse...

LIA, minha linda Salsinha Verde, neste caso, garanto-te Amiga que o aspecto não engana :) é bem saborosa! Um grande beijinho e muito obrigada!!

Olá querida SÓNIA PAULA:))
Tal como a tua visita, é uma delícia! Um grande beijinho e muito obrigada!

Querida TERESA :)
Muito obrigada! Também é um pitéu que aprecio imenso: morna, fria, no dia, no dia seguinte, é sempre bom!!! Um grande beijinho.

Olá linda CARLA :))
Muito obrigada pela tua simpatia! Um grande beijinho Amiga.

Querida FATIMA :)
é um prazer para mim partilhar o que tão simpaticamente foi partilhado comigo. Também adoro cada receita que tão gentilmente divide connosco! Um grande beijinho e muito obrigada!

Queridíssima Donabimby :)
Muito obrigada minha bela Amiga. O seu gentil comentário já tinha entrado, mas como eu não estava presente, ficou em stand-bye à espera de moderação!! Foi um prazer lê-lo e sentir a sua visita e tenho a certeza de que irá fazer uma deliciosa bola para o seu filho bonitão de lindos olhos!! Um grande beijinho.

MARIA SILVA, minha bela amiga do belo Marvão!
É exactamente isso que sinto e também me sinto honrada por fazer parte das tuas Amigas! Obrigada querida Maria :) Um grande beijinho.

Olá bonita MARY:))
Eu tenho a certeza de que dessa genial cabecinha, irá sair uma super deliciosa e original bola!! Muito obrigada pela tua querida visita e um grande beijinho amigo.

Linda FLA :)
muito obrigada! É completamente verdade! Se por um lado partilhamos uns com os outros deliciosas receitas, por outro cultivamos belas sementes deste sentimento tão nobre e belo que é o da Amizade! Um grande beijinho querida.

fimere disse...

et oui c'est ça la magie du net!!!!:)
tes boulettes de viande me mettent en appétit, j'aime beaucoup
bonne journée

Isabel disse...

FIMIÈRE :)
C'est vrai! L'Internet peut être un monde fascinant! Tout dépend de comment nous l'utilisons!! Merci et un gros bisou.

Maria disse...

Minha Querida Isabel,
Ficou admirável a Bola de Carnes, deve estar uma especialidade.
Uma receita optima, passada à prática por mãos cheias de talento, como as tuas.
Estou completamente de acordo, a Internet é um mundo que proporciona agradáveis amiz@des e onde se podem encontrar pessoas encantadoras, como tu.
Um grande beijinho.

Pecados da mesa disse...

Oi querida Isabel;
Que receita deliciosa.
Eu adorei e vou preparar aqui em casa.
A apresnetação me deu água na boca.
Parabéns!!!
Beijo!
DEUS TE ABENÇÕE!

Maria Paula-BRASIL-

Isabel disse...

Docinha MARIA,
Muito obrigada pelas palavras sempre tão cheias de afecto cada vez que me visitas! O meu encanto é o reflexo do vosso. Eu apenos deixo tansparecer a Alegria que sinto com a vossa simpatia, generosidade, carinho, doçura e amizade, qualidades estas que abundam em ti!! Um grande beijinho minha Sempre Amiga.

Olá querida MARIA PAULA,
Muito obrigada Minha Amiga do Brasil, se fizeres, espero que gostes tanto quanto nós!! Um grande beijinho de Portugal.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

isabel, adorei essa bola ficou fantastica!!
um beijinho grande

Isabel disse...

Querida LILI,
Muito obrigada, fiquei contente por teres gostado! Experimenta esta receita da minha Amiga Maria: é mesmo boa! Um grande beijinho, adorei a tua visita.

moranguita disse...

esta mesmo a chamar por mim nao fosse eu hoje nao ter lancjhe
ai pa que fome
beijinhos

Blog da Nô disse...

Ui, ui, que bom aspecto! Parabéns Maria e Isabel!
:o)

Isabel disse...

Moranguita linda :)
Pudesse ir eu já para aí com uma cestinha destas e dividia esta bola com tão agradável companhia!
Um grande beijinho.

Olá Simpática NÔ :)
Muito obrigada! A Maria está de facto de parabéns: pela receita e por me autorizar a publicá-la partilhando-a com todos os que aqui chegam!! Um grande beijinho NÔ.

Hiperica di Lady Boheme disse...

Olà querida, questa torta salata è meravigliosa e dall'aspetto molto invitante! Una bellissima ricetta, um grande beijinhos

Isabel disse...

LADY BOHEME Carissimi,
Meravigliosa è la vostra visita sempre così accogliente e amorevole. bacio

argas disse...

Mesmo bom aspecto! bjinhos

Ana Powell disse...

A must try.
Excelente receita ♥

Xana Bértolo disse...

Kida, ando há tanto tempo para testar uma bola, e nunca mais saí :)... Adorei o aspecto final da tua bola, será k vai desta? ;)
beijinho doce minha Amiga

Gina acasadagigis disse...

Olá , que bela bola , tenho que experimentar , bjs

Unknown disse...

É caso para dizer Show de bôlaaaaaaaaaa... Ficou fenomenal esta bola de carnes.

Beijinhos

Isabel disse...

Querida Argas,
muito obrigada! Também gostei muito do resultado final desta bola que devo às dicas da minha amiga Maria. Um grande beijinho.

Olá ANA :))
Muito obrigada!! Espero que goste tanto quanto eu!! Um grande beijinho.

Olá XANA linda!! É tão boa de fazer e muito saborosa!! Experimenta kida miga! Um grande beijinho.

Olá GIGI:)
Se experimentares, não te irás arrepender!! Para além de muito fácil de fazer, é mesmo saborosa!! Obrigada pela simpática visita e um grande beijinho.

wonderful CACAHUETE, :D
Muito obrigada, garanto-te Amiga que fez show entre nós!! Um grande beijinho.

Abelha Maia disse...

Sim realmente és uma pessoa tão cativante como esta delicia que nos apresentas.
Obrigado pela partilha.
bjsssss

Menina Miminhosm disse...

Excelente ....adooooro!!!!!
beijinho

Isabel disse...

ABELHINHA :))
Vindo este comentário de uma Abelhinha cheia de mel e doçura, sinto-me muito lisonjeada! Muito obrigada e um grande beijinho.

Olá SERUGA :))
Muito obrigada!! Também adooooro a tu presença no meu cantinho! Beijinho grande.

Lia disse...

Parabéns! Esta bola ficou linda!
Fiquei com muita vontade de dar pelo menos uma trinca...posso? rsrsrs
beijinhos

Isabel disse...

Olá querida LIA :)
Muito obrigada!! Serve-te à vontade e que te delicies tanto quanto me vou deliciando com as tuas iguarias! Um grande beijinho.

Unknown disse...

Olá Isabel! Muito bom dia!
Estou radiante pelo enorme sucesso da receita da bola de carne! A Tua tem um aspecto maravilhoso! Tem 3 camadas de recheio e a minha só fica com 2 camadas! Confesso que não sei como o fizeste!!! Mas está linda! Mais uma vez Obrigado! Pelo carinho e Amizade! Acredita que tens um cantinho especial em Meu coração! Porque sinto que és uma Amiga de verdade! A Vida é linda e deve ser vivida nas grandes "Obras"! "Na Amizade, no Amor e de mãos dadas com DEUS"!
Um beijinho carinhoso e Amigo
Maria Mendes

Isabel disse...

Querida Amiga Maria,

Muito Bom dia!!
Associo-me à Tua Alegria pelo sucesso que a Tua maravilhosa receita teve. Foi a mais visitada até hoje e teve inclusive o maior número de cópias!! Confesso minha querida Amiga, que depois de fazeres o reparo das 3 camadas, pus-me a pensar que realmente como é que isso foi possível???!! Muito honestamente, não sei como tal aconteceu, pois segui à risca as tuas excelentes instruções, e seria pois de esperar que tivesse apenas 2 camadas!! Estou estupefacta! Da próxima vez que a fizer (não vai demorar muito hehe), vou ver se foi um acaso ou se é algum jeito que lhe dou! Eu é que Te agradeço do fundo do meu coração a tua grandiosa generosidade e a Tua Amizade que sinto ser muito bonita e sincera!! A vida é lindíssima e quando é vivida repleta de Dádivas de Deus como Tu a alegrá-la e colori-la, ainda mais bonita se torna. Um grande beijinho Docinha Maria.

Graça Pereira disse...

Isabel
Não há dúvida que os sabores bons da mesa...combinam bem com outros sabores...como os da Amizade que...neste mundo virtual...tem nascido tanta vez...
Amanhã feriado...vou fazer esta bola e vai ser um sucesso.
beijos
Graça

Isabel disse...

Olá gentil Graça,
muito obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz por esta bola ser alvo da sua escolha para o Dia de Portugal, e desejo-lhe que a saboreie prazerosamente desfrutando da Amizade dos que lhe são queridos e que tenha um excelente feriado.
Um grande beijinho.

Inês disse...

Adoro uma bola de carne! Dava tudo para ter uma fatia agora!!

Receitas Especiais disse...

Muito bom aspecto, fiquei com vontade de fazer.

Beijos

www.culinariasaborecor.com disse...

Adorei,,vários recheios, esta com um douradinho que é uma tentação. beijinhos

Isabel disse...

Olá Inês :)
também gosto imenso de bola. Esta é bem simples de fazer, o que demora mais é mesmo o tempo de espera enquanto está a levedar.
Um grande beijinho e um excelente feriado.

Olá Elisete :)
Caso decida fazer, espero que goste tanto quanto nós. Um beijinho grande e um excelente feriado.

Olá Suely linda :)
Pois pincelei com o ovo antes de ir ao forno e ficou com este belo douradinho. Muito obrigada pela simpatia e um grande beijinho.

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira tentação esta bola, bjs.

Isabel disse...

Tal como os manjares do seu magnífico Blog Nani!
Beijinho grande e continuação de um óptimo feriado.

Marina disse...

Eu adoro bôla de carnes! Que generosa foi a Maria! A receita faz sucesso!
Beijinhos para as duas!

bikim disse...

wow! que máximo! q surpresa qd abri o teu blog! és de paredes?>! a minha familia materna tb e eu cresci em paços de ferreira!
q blog lindo! tantas delicias num sitio apenas!
bom fim-de-semana!
Rosa

Isabel disse...

Olá Rosa :))
Muito bem-vinda ao meu cantinho: é sempre um prazer ser visitada por uma simpática Rosa com raízes daqui de tão pertinho!! Muito obrigada pela simpatia! Já fui conhecer o teu blog luxuoso e adorei: é muito inspirador!!
Um grande beijinho, bom fim-de-semana e volta sempre!!

São Ribeiro disse...

gostei muito desta bola de carne ,posso levar uma fatia?bj

Isabel disse...

Claro que sim São33, teria todo o gosto em partilhar contigo esta bola! Um grande beijinho e muito obrigada! Um bom fim-de-semana!

RUTE disse...

xiii corei ao ler a tua resposta :)
Obrigada, de coração :)

Isabel disse...

Rutinha Amiga,
Uma resposta escrita de coração ;)
Um grande beijinho.

Bombom disse...

Descobri agora esta sua receita ou seja, da sua amiga Maria. Como adoro Bolas de Carnes, vou já levar a receita para me deliciar também. Prometo fazer as fotos quando a preparar! (Na sofreguidão das provas, às vezes esqueço-me delas)!
Este seu post é um Hino à Amizade e eu também me congratulo muito com as Amigas que conheci nestas andanças dos blogs, em que a Isabel está incluída e sabe que tem um lugar especial. Muito obrigada pela partilha das suas Delícias e das das sua Amigas! Bem Hajam! Bjs. Bombom

Isabel disse...

Querida Bombom,
Espero que goste. Muito obrigada pelas suas palavras que me comoveram. É muito bom saber que o sentimento de Amizade que nutro pela Bombom é recíproco. Agradeço essa sua enorme e tocante simpatia e desejo-lhe sempre o Melhor da Vida. Muito Obrigada.