terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vitela assada com tomilho


Queridos leitores do Sítio das Delícias, creio que está mais do que na hora de me desculpar por esta longa ausência de receitas por aqui. Por razões várias, tive de dar um descanso a este meu projecto de partilha de receitas aprovadas cá em casa. Contudo, este meu cantinho com toda a sua dinâmica e pontos positivos que ele envolve, esquecendo outros menos agradáveis, está regularmente presente no meu pensamento, principalmente quando uma receita faz sucesso em casa, pois a vontade de a publicar é enorme. Hoje, decidi retomar as rédeas deste meu trabalho/passatempo que tinha ficado pendente e como não é do meu feitio deixar algo suspenso, comprometi-me comigo própria a partilhar receitas convosco, embora não tão frequentemente como o fazia outrora. Agradeço as inúmeras visitas que me foram feitas ao longo deste tempo, assim como todo o vosso feedback acerca de uma ou outra receita que tenham experimentado. Agradeço também a preocupação e extremas gentileza e simpatia de algumas blogueiras maravilhosas que me endereçaram comentários, e-mails e telefonemas com palavras de encorajamento, conselhos sábios e toda a sua Amizade que muito estimo. Sem grande tempo para comentar nos vossos cantinhos mas nunca descurando a sua leitura (às vezes tardia, mas sempre actualizada), deixo aqui registado o quanto tenho gostado de muitas das vossas receitas que tenho experimentado. E agora, só me resta desejar a todos que continuem a encontrar neste Sítio das Delícias, receitas que que vos deliciem. A receita está aqui, a mão e a criatividade é vossa! Bons Cozinhados a todos!



E sem perder tempo, começo já hoje por publicar uma receita de vitela assada com tomilho cuja inspiração encontrei na revista "Sabe Bem" do Pingo Doce. Não a segui à risca pois cozinhar e criatividade têm de andar a par na minha cozinha. Também não inovei assim tanto, mas adaptei-a ao gosto pessoal dos comensais cá de casa e publico-a dessa forma. Perdoe-me a minha belíssima Amiga vegetariana, mas não consigo despedir-me de vez da carne! E se for carne de vitela, tenra e suculenta por excelência.... Recomendo pois este prato cuja carne absorve de forma maravilhosa o sabor do tempero aromatizado com esta erva que cresce linda e perfumada no meu quintal: o tomilho.

Ingredientes
· 1 kg de vitela para assar
· 4 dentes de alho
· 2 hastes de tomilho
· 1 dl de vinho branco + o suficiente para refrescar enquanto assa
· 4 colheres (sopa) de azeite
· 3 colheres (sopa) de pimentão-doce
· Sal & pimenta q.b.
· 1 kg de batatinhas

Preparação

Pré-aqueci o forno a 200º C.

Descasquei os alhos e triturei-os com o azeite e o pimentão-doce, com a ajuda da varinha mágica. Barrei a carne com este preparado e juntei o tomilho e temperei de sal e pimenta.

Coloquei a peça de carne no tabuleiro de ir ao forno e reguei-a com o vinho. Levei ao forno a 200º C durante 15 minutos e após esse tempo, baixei a temperatura para 170ºC e deixei cozinhar durante cerca de 1 hora tendo o cuidado de ir virando a carne de vez em quando para assar de forma uniforme e fui regando com o molho da assadura e refrescando com vinho.

Cozi as batatinhas com pele numa panela com água e uma pitada de sal. Adicionei-as à carne 15 minutos antes do final do tempo da assadura, regando com um fio de azeite e piquei 2 dentes de alho com os quais polvilhei as batatas.

Bom Apetite!

Obrigada pela visita!

17 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Fico contente que tenhas regressado, gosto imenso das tuas sugestões!

Felismina disse...

Que boa sugestão, gostei!


Bjs.

Ana Rita Marreiros disse...

Ainda bem que voltaste...E que belo regresso!!Esta vitela é optima!!!

Bjoka
Rita

Mónica Silva disse...

Vim visitar este blog, hoje que regressaste, fiquei a saber que somos praticamente vizinhas e com gosto pela culinária, optimo! :)

Gostei imenso desta vitela com este aspecto suculento, era ideal para o meu almoço :)

Beijinho

Visita-me também.

Tuquinha disse...

Uma boa noticia pelo menos para me melhorar o dia: o teu REGRESSO.
Fico super contente de poder continuar a ler receitas que tanto gosto neste tão bonito blog....hehehe (tanta lamechice...)olha. estou conte e ponto final ok?
Beijões sinceros e amigos da Tuquinha

argas disse...

Uma refeição boa mas boa!

Receitas para a Felicidade disse...

Ai que bom estares de volta Isabel, que saudades das tuas receitas, BEM VINDA!!

Beijinhos e tudo de bom!!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

já estava um pouco preocupada com a tua ausência, mas agora voltas-te e com uma excelente sugestão!
um beijinho

Gina acasadagigis disse...

Isabel,

Adorei o teu regresso , querida tudo de bom , gostei da sugestão, bjs

Laura Lucia disse...

Isabel,
A receita está ótima, mas excelente mesmo é sua volta. Fico muito feliz de sabê-la bem e por estar de volta para o seu cantinho, trazendo novidades e, o mais importante, seu carinho e sua alegria.
Beijo afetuoso, Laura Lucia

Isabel disse...

Que alegria sinto em perceber atraves dos vossos comentários, o afecto que se foi desenvolvendo entre pessoas distantes fisicamente, porém tão próximas pelo afecto, carinho e Amizade. Um bem haja a todos e muito muito muito obrigada pelas vossas palavras tão afectuosas que me tocaram o coração.

Paula Pacheco disse...

Linda vitela, e que batatas apetitosas,
bjs
Paula

Babette disse...

Fico feliz por teres regressado. Tb senti a ausência deste sítio cheio de delícias... Espero que esteja tudo bem e que o Sítio apareça reforçado em energia e boa disposição!
Um beijo
Babette

Isabel disse...

Muito obrigada pelas palavras acolhedoras com que me brindam. Fico feliz em ler-vos! Um grande beijinho a todas.

Dulce Caldeira disse...

Olá Isabel, também eu quis vir desejar-te um bom regresso, é bom entrar aqui e sentir que " está alguém em casa para nos receber" ficou muito satisfeita.
Boa sugestão, também gosto bastante de cozinhar com tomilho.
Um beijinho.

® disse...

Belzinha,
Tive que tomar decisão semelhante, não tão radical pois ainda tenho postagens programadas c algumas receitas feitas.

Mas, saber que está de volta me trouxa imensa alegria.
Realmente tentamos entender seus compromissos, mas a preocupação fica, não é mesmo minha amiga?!

Que feliz saber que está tudo sendo encaminhado e que Deus possa fazer valer cada esforço que vc tem feito.
Um bejim grande, grande no seu coração!
Vinni

Isabel disse...

Duxa, o prazer em "receber-vos" é todo o meu e só faz sentido por estar alguém do outro lado a brindar-nos com a sua simpatia, com as suas partilhas e troca de ideias. É o caso tua cozinha, também minha fonte de inspiação.

Vinni,
que bom voltar a ver-te!!! Muito obrigada pelo carinho e atenção que demonstraste durante a minha ausência. Agradeço a preocupação e fico muito contente por voltar a este convívio e poder contar com a tua presença sempre tão querida! Um grande beijinho e muito obrigada!