sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Esparregado

Um excelente e saudável  acompanhamento, que faço frequentemente quando nabiças, grelos ou espinafres abundam nos campos... Gosto imenso.

Ingredientes


• 1 molho grande de nabiças ou grelos ou espinafres
• 6 dentes de alho
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 1 colher (sopa) farinha
• 1,5 dl de leite (aproximadamente): a quantidade de leite a adicionar varia consoante gostar do esparregado mais ou menos espesso.
• Sal & pimenta
• Noz-moscada (facultativo)

Preparação

Escolhi as nabiças, retirando as folhas velhas e amarelas e lavei, de seguida, em várias águas.

Num tacho grande, cozi-as com pouca água durante cerca de 5 minutos.
Escorri muito bem.

Descasquei os alhos, piquei-os finamente e levei a alourar no azeite (tendo o cuidado de não deixar queimar, para que o azeite não fique com um travo amargo).

Reduzi a puré e levei de novo ao lume.

Polvilhei com a farinha e reguei com o leite. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada e deixei cozer, mexendo cerca de 10 minutos.

Fonte: Livro de Receitas Sopas e Legumes da Vaqueiro


39 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Aí está uma coisa que não consigo comer, mas que faço muitas vezes para o meu marido que adora!Este está mesmo ao gosto dele...

Bjoka
Rita

Luisa Alexandra disse...

Adoro esparregados!

Papinha Doce disse...

É sempre um ótimo acompanhamento, embora nem toda a gente aprecie, eu gosto bastante.

Bom fim de semana
Bjinho

Cool Chic Style Fashion disse...

La verdura è sempre buona :) ciao

RATOLINHA disse...

Eu cá também adoro esparregado a acompanhar. Gosto principalmente do de espinafres.
bjs

Filipa disse...

E eu? Eu adoro! É das razões que me faz querer que seja Inverno...mesmo quando o céu está azul e me cheira a Primavera! Um beijinho e bom fim-de-semana!

Unknown disse...

Minha querida Isabel,

Não conhecia o nome dessa receita, que me parece sim, bastante saudável e substanciosa!

Um bom dia com um abraço!

Hiperica di Lady Boheme disse...

Ciao mia carissima amica, complimenti per la buonissima ricetta! Una preparazione molto appetitosa e originale! Bravissima come sempre, un abbraccio e buon fine settimana

Susana Matias disse...

Olá miga...

Eu também gosto muito de esparregado e faço muitas vezes...

Mas também adoro nesta altura comer uns bons grelos cozidos, ai que sabe tão bem...

jinhos e gostei muito da tua sugestão..

jinhos

♥Sugar♥Plum♥Fairy♥ disse...

Ola Isabelinha , this post is for me coz i totally loveee Spinach!
I am always looking for ways to make spinach and this is a wonderful way!
And sure is healthy too!
Im sorry about the chocolate mistake on the pudding post :-)i was drooling too muc :-)
Must try this one the next time i pick spinach's from the fields!
I like the addition of milk instead of cream here!
Muitinhos bejinhos para bom fim de semana com amor e abracos!

a disse...

Hummm...gosto tanto de esparregado, faço imensas vezes é super saudável e fica bem com pratos de carne ou peixe...acompanha sempre bem!! Beijinhos

disse...

ficou lindo... mas não aprecio muito.

RUTE disse...

Sou fã de todos, embora coma mais de espinafres. Ainda no fim de semana passado comi imenso a duas refeições.
A minha sogra faz um muito bom de nabiças. Adoro o travo!
O teu esparregado está com um aspecto magnifico. Esse verdinho me encanta!
Beijinhos com sol, Isabelinha.
Rute

Abelha Maia disse...

Adoro esparregado, de todas as hortaliças.
Uma delicia de verde.
bjsss

São Ribeiro disse...

FICOU COM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO.
BOM FIM DE SEMANA.
BJS

Gina acasadagigis disse...

Amiga Isabel,

Adoro esparregado, bjs e bom fim de semana!

Daniana Bittencourt disse...

Tem uma cor linda e deve ser bem saboroso.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Adoro ervinhas mas nunca fiz esparregado. Tem bom aspecto :)

moranguita disse...

e uam delicia embora prefira comer inteirinho.mas para variar vai muito bem:-)
beijinhos e boa semana

Isabel disse...

Muito obrigada a toos :)
beijinhos e uma excelente semana!

Guidinha Pinto disse...

Olá. Obrigada pela visita. Esparregado e uma preparação culinária que podemos fazer para aproveitamento de qualquer «hortaliça». Por exemplo, há certas alturas do ano como agora, Fevereiro / Março, que os campos estão a ser limpos para novas plantações, em que os grelos, a nabiça, as couves tronchas, as galegas, os espinafres eu sei lá que mais, são vendidas a preços muito em conta, até nas estradas, directamente do produtor, se formos dar uma volta.
Como todos sabemos, a fibra é essencial à saúde. Ora aí está uma boa maneira de aproveitar a fartura a preços módicos - fazer um esparregado.
Cozidas, picadinhas, passadas por azeite, alho, vinagre, ou misturados num molho branco (manteiga ou azeite, farinha, leite, noz moscada) é tudo bom para a saúde e temos um acompanhamento óptimo para carnes e peixes.
Eu consumo em esparregado até as folhas verdes dos nabos, que muita gente desperdiça. Nunca fiz, mas já provei e é muito bom, a rama da cenoura em esparregado... Há que inovar até no desperdício.
Gostei deste espaço.
Fique bem.
Guidinha Pinto

Unknown disse...

É um acompanhamento que eu aprecio imenso. E já vi que és como eu...gostas de carregar no alhinho, lol! Bela receitinha.

Beijinhos

Isabel disse...

Cacahuete, é verdade que gosto do sabor que o alhinho empresta às comidas, para além de ser bem saudável! Muito obrigada pela tua visita! Beijinhos.


Olá D. Guidinha,
seja tão bem-vinda ao meu cantinho quanto eu me sinto acolhida no seu! Agradeço-lhe por ter enriquecido a minha publicação com este seu comentário repleto de informação cheia de interessa. Fiquei muito curiosa acerca da rama da cenoura para esparregado e Irei experimentar! Muito Obrigada pela sua agradável visita e grande simpatia.
Beijinhos.

Beijinhos a todos.

Maria disse...

Querida Isabel
O Esparregado é um acompanhamento por excelencia, serve-se com peixe, aves ou carne e combina sempre maravilhosamente.
A tua receita é optima.
Um grande beijinho.

Fio Norte disse...

Adoro esparregado;)Têm aspecto delicioso:)

Receitas para a Felicidade disse...

Um dos meus acompanhamentos favoritos para um belo peixe frito ou grelhado, o teu ficou bem viçoso.

Beijinhos!!

Tuquinha disse...

Tb para ti minha querida Isabelinha um belo fim de semana na companhia da tua familia...
e este esparrega está um verdadeiro mimo.
Milhões de beijoquinhas e obrigada

fimere disse...

j'aime bien comme plat bravo
bonne soirée

Sylvia disse...

Também faco, acho super saudavel. Adores

Rachel disse...

Olá Isabel, adorei a visita já estava com saudade...rs... esse tipo de patê, creme é sempre um coringa na hora de arranjar um acompanhamento, não é mesmo?!
Sem contar que a cor ficou linda!
Bjuss e excelente fim de semana!

Paula Pacheco disse...

adoro espinafres, fica bem nutritivo, eu deveria comer mais,
bjs
Paula

Graça Pereira disse...

Adoro esparregado e vou pôr esta receita a funcionar. Obrigada pela dica e...venha mais.
Beijocas e bom fds
Graça

regina disse...

Uma opção bastante saudável.
Eu também gosto muito de esparregado.
Parabéns pelo blogue :-)

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Excelente acompanhamento mesmo. Agora sei o que fazer quando estiver com espinafres sobrando em casa.
Bjs Carol

http://cozinhando7.blogspot.com

turbolenta disse...

Um acompanhamento preferido cá em casa. Come-se sempre com agrado.

Bombom disse...

Olá Isabel, que saudades!
Aqui lhe deixo o meu abraço. Bjs. Bombom

® disse...

Bel,
Tenho andado bem ausente por conta das mudanças por aqui.
Mas confesso que estou deveras preocupada com vc minha amiga.
Tanto tempo sem notícias...
Vc sabe o quanto é importante e espero que esteja tudo bem com vc e com os seus..
Um bejim grande no seu coração minha flor!

Isabel disse...

Queridas (muito queridas) Bombom e Vinni,

muito obrigada pelas mensagens carinhosas aqui deixadas. Ando afastada da blogosfera culinária por falta de tempo pois a Vida por vezes obriga-nos a rever as nossas prioridades, mas há pessoas que "conheci" aqui, de que nunca me esqueço e guardo carinhosamente no meu coração e pensamento. Tenho sempre presente uma generosa Amiga que me aconselhou com toda a sua sabedoria e me deu força e coragem e outra que sempre me deu Alegria e me contagiou com a sua garra e Amor pela Vida. São gestos, palavras e carinho que vêm à minha mente em muitos momentos da minha caminhada e que agradeço profundamente. Quando conseguir "esticar" o tempo :), irei desfrutar das vossas maravilhosas partilhas, nos vossos encantadores estaminés. E aproveito para dirigir estas palavras a todas as Amigas virtuais que aqui fiz. Um grande beijinho com toda a Alegria que senti ao ler as vossas palavras.
Até breve!

Xana Bértolo disse...

Venho deixar beijinhos... saudades minha kida :)