quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Abrótea à Lagareiro


Desde o bacalhau à lagareiro passando pelo polvo e outros tipos de peixe, diversas receitas batizadas "à lagareiro" povoam as cozinhas portuguesas. No fundo, o que caracteriza esse modo de cozinhar é o generoso azeite e de boa qualidade aromatizado com lascas de alho que empresta a peixe e batatas todo a sua intensidade e sabor. Uma comidinha simples e saborosa que satisfaz paladar e alma.

Ingredientes 4 pessoas

·        4 postas de abrótea

·        1 kg de batatinhas novas

·        5 dentes de alho

·        2,5 dl de azeite

·        Sumo de 1 limão

·        Sal grosso q.b.

·        1 raminho de salsa

Preparação

Lavei as batatinhas com a pele, deitei-as para um tabuleiro, polvilhe-as com sal grosso e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos.

Temperei as postas de abrótea com sal e o sumo de limão. Levei-a a grelhar.

Descasquei os alhos e cortei-os em fatias finas Levei ao lume um tacho com o azeite e o alho e deixei aquecer. Retirei o alho com a ajuda de uma escumadeira depois de dourar ligeiramente. Sacudi o sal das batatinhas, esmaguei-as ligeiramente dando um murrinho, juntei-as ao tacho do azeite e deixei ferver até alourar as batatinhas.

Coloquei as postas de abrótea numa travessa, juntei as batatinhas com o azeite e servi polvilhado de salsa.

13 comentários:

RUTE disse...

Olá minha querida Isabel,
grata pela força propulsora, "fora" e dentro do blog.
Estáva mesmo a precisar dum empurrão para voltar às publicações. Talvez agora apanhe novamente o ritmo e "bola pra frente".
Vou-me esforçar por ter coisas interessantes para compartilhar. Prometo!

Quanto ao teu peixinho à lagareiro, acho que tens toda a razão. Tudo pode ser confeccionado à lagareiro. É dos cozinhados que mais gosto. Faço muito, tofú à lagareiro, mas junto-lhe alecrim seco. Fica espetacular.

Nessa vertente à lagareiro, ADORO o polvo à lagareiro que sabe sempre melhor, confeccionado no norte de Portugal, sabe-se lá porquê!!
Confesso que nunca fiz abrotea à lagareiro mas deve ser show.
Beijinhos mil.
Obrigada mais uma vez pelo feedback positivo.
Gosto muito de ti, sabes bem.
Deixo-te um sol de boas energias para iluminar o teu dia.
Rute

Isabel disse...

Rute linda,

é um prazer enorme ler-te aqui e no teu cantinho especialmente, onde consegues abanar consciências e alterar hábitos. Acredita que recebi as boas energias do sol que me deixaste, pois puseste-me um sorriso de orelha a orelha no rosto e alegria no coração. Também gosto muito de ti e sei que tu também sabes disso!!!Tofú á lagareiro parece-me muito bem e o alecrim seco deve perfumar deliciosamente o prato. Não me irei esquecer de experimentar no meu próximo prato à lagareiro!
Um grande beijinho repleto de grande carinho minha bela Amiga.

Unknown disse...

Minha querida Isabel

Não sabia que o termo "à lagareiro" tinha esse significado...importante saber, pois o polvo à lagareiro, é uma das minhas preparações favoritas...e eu não sabia tbm que seria possivel fazer outros preparados como tal! Muito bom seu peixinho, uma verdadeira delícia à lagareiro!

Grande abraço,
Bom dia!

Entre tachos e a bimby disse...

Isabel que receita deliciosa essa minha querida!!!

Realmente uma bela vertente do nosso bacalhau e polvo á lagareiro!!!

Bela ideia!!!

Beijocas

Mónica Silva disse...

Isabel obrigado por partilhares, nunca me tinha passado pela cabeça abrótea à lagareiro, mas ficou com um aspecto delicioso.

Beijinho

Natércia Ramalho disse...

Isabel, devia estar uma verdadeira delicia a julgar pela foto...um beijinho e resto de uma boa semana.

Filipa disse...

Nunca comi....mas fiquei com vontade. Muita! E pensar que para mim à lagareiro era só o bacalhau e o polvo! Um beijinho

Inês Ginja disse...

Gosto muito de refeições à lagareiro! As batatinhas a murro não podem faltar.
Um beijinho.

Ameixinha disse...

Marcha tudo :)

Isabel disse...

Renata,

Pois é, lagareiro é o nome que se dá ao proprietário de um lagar que pode ser de azeite ou de vinho. Neste caso, de azeite. Sendo o azite abundante neste tipo de receitas, foi assim batizado. Também gosto muito de polvo à lagareiro. Mas gosto ainda mais da sua visita minha linda :) Um grande beijinho com votos de um bom fim-de-semana.

Margarida,
até costeletas à lagareiro já vi. E acredito que as batatas a murro regadas com azeite aromatizado com alho são acompanhamento excelente para qualquer peixe ou carne de que se goste! Um beijinho grande e um bom fim-de-semana!

Mónica,
eu gosto imenso de peixe, mas cozinha-lo sempre da mesma forma torna-se uma maçada, daí que novas receitas são sempre bem-vindas, principalmente se forem saborosas como esta. Beijinho grande e bom fim-de-semana!

Natércia,
ficou muito bom. As batatinhas ficaram ligeiramente crocantes e com aquele gostinho a alho que adoro. Acompanharam muito bem o peixinho! Um grande beijinho e bom fim-de-semana!

Filipa,
também eu tinha essa ideia até que comecei a ver receitas à lagareiro que empregavam outros que não esses. Ficou saboroso e vou aventurar-me por aí fora com novas experiências! Um grande beijinho e bom fim-de-semana

Ginginha,
as batatinhas a murro são a essência do prato ;) Beijinho grande e bom fim-de-semana!

Ameixinha,
aqui em casa também marchou ;) Um grande beijinho e bom fim-de-semana!

Muito obrigada a todas pelas visitas!

Xana Bértolo disse...

Eu acho que qq coisa à lagareiro é um prato perfeito :)...
Que belíssimo aspecto querida
um beijinho grande e uma óptima semana

Andanhos disse...

Parece muito saboroso...
Beijos.

Isabel disse...

Xana,
Partilho da mesma opinião :) É como os pratos à Zé do pipo: já existem tantas versões e as que já experimentei, gostei! Obrigada pela tua visita e um beijinho grande com votos de uma boa semana também para ti!

Andanhos,
ficou aprovado aqui em casa! Obrigada pela visita e um beijinho com votos de uma boa semana!