quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Frango à São Martinho


Sim, os tempos são difíceis. A solidariedade impõe-se. Solidariedade, segundo reza a lenda, era qualidade que não faltava ao São Martinho que num dia chuvoso e frio partilhou a sua capa com um pobre.  Os dias são tristonhos, as notícias péssimas... O nosso país à beira da bancarrota aguarda um Verão de São Martinho mas ele tarda a chegar... Disseram-nos no dia 5 de Outubro que acabaram os tempos das ilusões, mas isso, nós já o sabíamos... Alguns até,  já iludiam o estômago há muito... Mas amanhã, é dia de São Martinho, patrono dos comedores e bebedores. A mesa quer-se farta!  Então, num espírito de partilha e para afastar tristezas, celebremos à mesma a Vida, com uma mesa abundante pelo menos em Alegria e Boa disposição. Mas claro, as castanhas e o vinho não podem faltar... Bom São Martinho!.

Ingredientes 4 pessoas
·        1 frango
·        3 dentes de alho
·        80 g de margarina
·        1 dl de vinho branco
·        sal & pimenta
·        600 g de batatinhas novas ou pequenas
·        8 cebolinhas
·        1 cebola
·        óleo
·        500 g de castanhas descascadas (congeladas)
·        1 chouriço pequeno ou linguiça


Preparação
Pré-aqueci o forno a 220 °C.
Cortei o frango em pedaços. Dei um murro nos dentes de alho, retirei-lhes a pele e esmaguei-os num almofariz. Juntei a margarina, o vinho branco, o sal e a pimenta. Esfreguei os pedaços de frango com a pasta obtida e coloquei-os num tabuleiro de forno.
À volta dispus as batatinhas muito bem lavadas. (Se as batatinhas tiverem a pele grossa, descascam-se previamente e temperam-se de sal e pimentão).
Descasquei as cebolinhas e a cebola, cortei a última em gomos e juntei ao frango.

Levei ao forno durante cerca e 40 minutos, tendo o cuidado de virar o assado a meio da assadura.
Entretanto levei uma fritadeira ao lume com óleo Vaqueiro e quando quente introduzi as castanhas. Deixei fritar até estarem douradas.

Cortei o chouriço em pedaços pequenos e levei ao lume numa frigideira antiaderente até ficar estaladiço. Juntei as castanhas fritas, misturei e retirei do lume. Tapei e reservei até o frango estar pronto. Servi as castanhas a acompanhar o frango

Fonte: Vaqueiro


30 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão mesmo apelativa e apropriada!

Ondina Maria disse...

Sugestão excelente para o dia de S. Martinho, quando não podm faltar as castanhas nema jeropiga :)

Mónica Silva disse...

Isabel é verdade que as coisas não estão fáceis, mas enquanto houver assim um franguinho delicioso não podemos reclamar.

Beijinho e bom S. Martinho também para ti :)

Receitas para a Felicidade disse...

Hummm Isabel, acreditas que quase, mas quase,lhe sinto o cheirinho?
E que delicioso devia estar esse franguinho que me deixou aqui a salivar...

beijinhos e tem um BOM DIA!!

Natércia Ramalho disse...

Isabel, ficou fantástico o teu frango...um beijinho.

Ameixinha disse...

Ainda não comi castanhas este ano, adoro-as assim num belo assado ou então a rechear o frango. Uma delícia :)

Felismina disse...

Que deliciosa sugestão!

Bjs.

Entre tachos e a bimby disse...

Hummmm Isabel... esse franguinho ficou mesmo apelativo ao dia de amanha... comer a castanha, e ir á adega provar o vinho (essa parte eu dispenso)...

Beijocas

Sabor&Arte disse...

Uma excelente refeição, para comemorar o S. Martinho.
Bjs.

Tuquinha disse...

Este post só poderia vir mesmo de uma pessoa encantadora...
Sim vamos ter solidariedade com algumas pessoas que já são milhares e milhares...pois tenho a certeza que há já FOME e muita pelos lares portugueses.Bancarrota, dissestes e muito bem...é pena e de lamentar que as pessoas só agora comecem a tomar consciência da realidade cruel que vamos ter por muitos anos. Mas, um frango desses só de olhar faz esquecer muitas coisinhas más...(hehehe) tenho a certeza que ficou super.
As castanhas por aqui não valem nada só mesmo para a transformação.
Mil beijinhos da sempre Tuquinha

Inês Ginja disse...

Ainda não me estreei nas castanhas este ano, vai ser no fim-de-semana. Um prato bem aconchegante, adorei.
Um beijinho.

Xana Bértolo disse...

Tal como a Ginja, ainda não estreei as castanhas, mas já as tenho no congelador à espera de serem usadas.
E curioso, tenho esta receita no menu da próxima semana :)
E, crises à parte, ficou fabuloso o teu frango querida...
um beijo

São Ribeiro disse...

GOSTEI MUITO DESSE FRANGO E COM CASTANHAS PARECE-ME BEM INTERESSANTE.
BJS

Andreia disse...

Muito adequado, sim senhora Isabel. óptimo aspecto. beijinhos

Isabel Salvador disse...

Que aspecto maravilhoso amiga...muito bom mesmo....bjokitas

Marina disse...

Humm... Adoro!!! Beijinho.

Anónimo disse...

Que sugestão fantástica para o meu chuvoso weekend! :))

Rachel disse...

Amiga, estou um pouquinho sumidinha, mas não liga não tá, é só a correria.

Adorei esse franguinho, pois gosto muito do uso das castanhas nas receitas e essa ficou muito apetitosa!

Bom fim de semana!
Bjuss!!!

Babette disse...

Só falta um bom vinho, para festejar bem o S. Martinho!
Babette

Isabel disse...

Luísa:
de facto, esta receita é adequada para aépoca: São Martinho, Outono... Receitas com castanhas abundam pela blogosfera. Esta é mais uma, também muito saborosa. Um beijinho e Bom fim-de semana!

Ondina,
Às castanhas, digo sempre que sim, mesmo fora da época. Acredita que na primeira semana de Setembro, já havia castanhas na minha zona (o meu pai também tem 2 castanheiros)e já várias vezes as comi assadinhas no meu forno. Adoro! Beijinho e bom fim-de-semana.

Mónica:
temos de procurar ver as coisas positivas e desfrutar as coisinhas boas que estão ao nosso alcance para não entrarmos nesta onda deprimente! Um beijinho e bom fim-de-semana!

Mariana:
Tens esse sentido muito apuradinho, pois de facto cheirava uma maravilha. :) Um beijinho e bom fim-de-semana!!

Natércia:
muito obrigada. Ficou aprovadíssimo cá em casa. Gosto muito de comida com castanhas. Beijinho e bom fim-de-semana!

Ameixinha.
já ando a comer castanhas desde a primeira semana de Setembro :D O meu pai tem dois castanheiros que largam o ouriço muito cedo he he... E Eu gosto disso :)) Beijinho grande e bom fim-de-semana.

Felismina:
muito obrigada. É verdade que fez as nossas delícias. Beijinhos. Bom fim-de-semana!

Margarida:
para mim, quer as castanhas quer o vinho são bem-vindos! Gosto de acompanhar as primeiras com umas pinguinas do segundo hehe... Mas tudo com moderação! :D Beijinho e bom fim-de-semana!

Ilda:
não podemos deixar passar as pequenas datas. Tudo serve para comemorar e fazer uma festinha, pois esses momentos são os que dão prazer à vida. Não é verdade? Beijinhos e bom fim-de-semana!

Tuquinha:
Vá lá... Não chames o teu nome aos outros. Tu és o Encanto em pessoa!!! E eu sei que Solidariedade é uma palavra que consta do teu dicionário pessoal com abundância!! é bem verdade que andava quase meio mundo a fingir que nada se estava a passar e estão agora a acordar para a realidade porque a barriga começa a encolher... Infelizmente!! Valha-nos umas refeições e bolicórios deliciosos que ainda se vão conseguindo fazer para esquecer misérias e principalmente, valha-nos a Amizade!! Um grande beijinho com vostos de um belo fim-de-semana!

Isabel disse...

Ginginha,
aguardo a partilha da tua estreia que estou certa de ser uma delícia como tudo o que tenho encontrado no teu cantinho! Beijinho e bom fim-de-semana!

Xana:
já ando a comer castanhas (frescas) desde setembro, pois o meu pai tem uns castanheiros que dão muito cedo. Mas também tenho um vizinho que tem uma quinta com castanheiros que dão o fruto igualmente cedo, pelo que tenho assado, cozido, congelado... E por aí fora... Sei que o teu frango irá ficar uma delícia como tudo o que cozinhas!! Espero pela partilha :)) Beijinho grande e Bom fim-de-semana!

São:
realmente, é mais frequente vermos castanhas associadas a carne de porco, daí ter achado interessante esta receita. Já tinha feito uma de frango com castanhas que vi numa teleculinária muito antiga muito parecida com esta, aliás, creio que a Vaqueiro se baseou nessa pois a descrição da receita é praticamente idêntica. A única coisa que as distingue, é o facto da receita da TeleCulinária indicar o uso do frango inteiro no assado enquanto que o site da Vaqueiro sugere cortá-lo em pedaços. Gosto mais deste porque o frango assa mais rapidamente. Mas o efeito visual da primeira é mais bonito. O que interessa é que ambas são saborosas, não é verdade? Beijinhos e bom fim-de-semana!

Andreia:
Muito obrigada! Publiquei a receita um dia antes para que os leitores do blog se pudessem inspirar e comprar os ingredientes a tempo, caso quisessem uma receita adequada. Beijinho e bom fim-de-semana!

Belinha:
Muito Obrigada. E acredita que estava muito bom mesmo :)) Beijinho e bom fim-de-semana!

Marina:
Muito obrigada. Que bom te ver por aqui e que bom ver o teu blog de novo em acção!!! Beijinho grande e bom fim-de-semana!

Mary:
Muito obrigada. Parece que a chuva veio para ficar, mas há sempre uma forma de tornar esses dias cionzentos mais aconchegantes, nem que seja com uma refeição saborosa, tal como esta ou então as que tive a felicidade de descobrir no seu blog que adorei conhecer! Beijinho e bom weekend!!

Rachel:
querida, bem sei como são estas coisas!! O tempo não estica infelizmente e não chega para fazer tudo aquilo que queremos. Não te preocupes. Vem quando quiseres e puderes que eu recebo-te sempre com o meu abraço carinhoso, tal como sou recebida sempre no teu cantinho. Muito obrigada pela gentileza e disponibilidade em deixar-me aqui umas palavrinhas, apesar da correria do dia-a-dia!
Beijinho grande e bom fim-de-semana!

Babette:
um bom vinho tinto maduro acompanha este prato maravilhosamente. A crise limita-nos um pouco a escolha, mas há por aí uns bons vinhos acessíveis. Jeropiga como reza a cantiga, é que não, pois a minha primeira experiência com ela, não foi das mais agradáveis, talvez por ser caseira... Também vi no seu cantinho uma deliciosa sugestão para festejar este dia :) Muito obrigada pela presença e um beijinho com votos de um bom fim-de-semana!

Maria:
Muito obrigada! Bem-vinda! Já fui conhecer o teu blog e gostei particularmente da frase do teu perfil! Sucesso também para ti! Beijinho grande e Bom fim-de-semana!

Renata disse...

Minha amiga, há quanto tempo!!!

Vejo que por aqui as coisas continuam muito boas!

O tal São Martinho por aqui não é muito conhecido, mas digo que o prato dedicado a ele ficou mesmo fantástico!

Que bom revê-la!

Grande abraço,
Renata

Susana Antunes disse...

Uma maneira bem apetitosa de festejar o S.Martinho...
Gostei e já anotei...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Isabel,
Que delícia de frango! Adorei!
Bj e ótima semana,
Lylia

Unknown disse...

Viva ao S. Martinho...Este frango ficou delicioso e so por acaso ainda nunca experimentei frango com castanhas, mas o aspecto fala por si.

Beijinhos

Isabel disse...

Renata:

Que prazer voltar a "vê-la"!! Andei um pouco afastada destas andanças... Pois o tempo e a vida assim obrigou, mas voltar e sentir o caloroso afecto das amizades ainda que virtuais que se foram criando, é extremamente reconfortante. Muito obrigada pelo carinho com que sempre me brindou. Um grande beijinho.

Família Antunes,
fico muito contente por ter gostado, e ficarei muito mais se depois de pôr a receita em prática, gostar tanto quanto gostámos aqui na minha casinha. Um grande beijinho e muito obrigada. :)

Lylia,
muito obrigada pela disponibilidade em deixar aqui as suas palavrinhas. Um grande beijinho.

Cacahuete,
Viva o São Martinho e viva a Cacahuete que está sempre por aqui a alegrar-me com os seus comentários tão simpáticos! Um grande beijinho :)

Susana disse...

Olá Isabel, venho retribuir o voto de melhoras que me foste dar com muito carinho. Muito obrigada. É nestas alturas que vemos quem realmente se importa connosco.

Adoro castanhas de todas asformas possíveis de apresentação. Ainda não pude me aventurar na cozinha este ano com esse delicioso fruto, já não vejo a hora de poder ir para a cozinha!

Gostei muito da tua receita que aposto que deve ser uma delicia.

Beijinhos

Shapalmas disse...

Hummmm...adoro castanhas e comida portuguesa...muito parecida com as que eu comia lá no sul do Brasil,onde nasci e cresci...muito saborosa.Adorei o seu cantinho também...já virei seguidora,pois não quero perder mais nada por aqui...

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Sissamar disse...

Adoro castanhas nos cozinhados! Dá um toque diferente sem que tenha um sabor muito marcante!!
Beijinho

Bombom disse...

Olá Isabel! Não imaginas como estou feliz por já poder comentar no Sítio das Delícias! cá em casa também gostamos muito de refeições de carne com castanhas. Ainda esta semana fiz um Frango bem parecido com este teu, mas até me esqueci das fotos, he,he! Estava tão bom, que nem deu tempo, marchou logo! Ainda nunca fiz, mas já como num restaurante "cheio de 9 horas" Puré de Castanhas a acompanhar um prato de Coelho no Forno. Também não estava nada mal! Beijinhos da Bombom