domingo, 3 de março de 2013

Cobbler de Frutos Silvestres

 
 
À primeira vista, o cobbler parece-se com um crumble. Os dois são sobremesas que levam frutas cobertas de uma massa mas a diferença reside exactamente nesta. O cobbler leva fermento que  faz crescer e "inchar" um pouco a massa, dando-lhe este aspecto rústico. A combinação das frutas que libertaram o seu suco durante a cozedura com a massa  fofa no meio e estaladiça por cima, resulta de forma excelente. Recomendo. Precisamos:
 
Ingredientes
Para o recheio de Frutas
2 chávenas de frutos silvestres
80g de açúcar em pó
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sobremesa) de raspa de limão
1 pitada de sal
 
Para a massa
300g de farinha com fermento
80g de açúcar em pó
1/2 colher (café) de canela em pó
1 pitada de sal
1 ovo
120 ml de buttermilk
80g de manteiga derretida
 
Preparação
Pré-aqueci o forno a 190º. Untei uma forma.
 
Preparei o recheio: misturei numa tigela os frutos com a farinha, o açúcar, a raspa de limão e o sal. Verti para a forma.
 
Preparei a massa: numa outra tigela, misturei a farinha, o açúcar, a canela e o sal. À parte, bati os ovos com o buttermilk e a manteiga.
Verti os ingredientes líquidos sobre os secos e incorporei-os com a ajuda de uma espátula até obter uma massa lisa.
Reparti colheradas sobre o recheio. Não tem de ficar homogéneo nem deve cobrir totalmente os frutos. Levei ao forno até ficar douradinho (cerca de 40 a 45 minutos). Servir quente ou morno com uma bola de gelado de baunilha por cima.

12 comentários:

Silvia disse...

Posso imaginar como ficou delicioso!
bjs

Luisa Alexandra disse...

O aspecto é uma tentação, que delícia!

Tuquinha disse...

Essa cobertura tão crocante deve ser muito boa...pena que os meus dentinhos por agora não possam trincar. Fica pois em lista de espera...
Beijinhos e votos de uma boa semana

Unknown disse...

Eu gosto tanto de cobbler's como de crumbles. A fotos ficou linda e sendo de frutos silvestres marchava que era uma beleza.

Beijinhos e boa semana Isabel

Isabel disse...

Obrigada meninas, Votos de uma excelente semana para voces também.
Beijinhos.

PratosdaBela disse...

Algo a fazer com toda a certeza,
até parece que lhe sinto o cheiro...
=D
Jinhos fofos

Bombom disse...

Nunca fiz Cobbler nem Crumble, mas tenho várias receitas anotadas. Esta também vai ser e se calhar vai ser a primeira cobaia! Tudo o que vem aí do Sítio é uma Delícia!
Obrigada pela alegria que me deu com a sua visita e comentário. Um grande beijinho!
Não consigo comentar lá no sítio dos Bolos que adoro visitar. Este do Estádio do Dragão ia fazer o meu filho mais velho muito feliz! Ele é mais velho 2 anos que o seu primo e desde os 3 anos que é portista (e nós sempre vivemos na Capital). Muitos Parabéns pelas suas obras tão bonitas e feitas com tão bom gosto. Bjs. Bombom

Isabel disse...

Silvia, nós gostamos muito cá em casa. Já repeti por diversas vezes. Para quem gostar de frutos silvestres, fica delicioso. Muito Obrigada pelo seu comentário. Beijinhos.

Luisa, tem um aspecto rústico a massa não ficou nada uniforme, mas a receita é mesmo assim. A primeira vez que fiz, cobri a fruta toda com a massa. Mas um Cobbler que se preze tem de ter este aspecto e fica mais saboroso pois fica mais suculento. Obrigada pela tua presença e comentário. Beijinhos.

Querida Tuquinha, deixa lá, comemos o maravilhoso bolo de curgetes que postaste. Obrigada pela tua Amizade. Beijinhos grandes.

Querida Cacahuete, este levou amoras e framboesas, mas calculo que deve ficar igualmente bom com morangos... Vi também um de pessegos na Net que tenho de experimentar. Pareceu-me delicioso. Obrigada e beijinhos.

Querida Bela, Que bom ver-te por aqui. Espero que gostes. Um grande beijinho e obrigada.

Querida Bombom, é um prazer visitar a sua cozinha e aprender mais consigo. Espero que goste desta versão de cobbler caso venha a experimentá-la. Agradeço a sua visita ao meu blog dos bolos e as suas simpáticas palavras. O bolo do Estádio do Dragão foi um pedido do meu primo que desde que viu um que publiquei há cerca de um ano atrás, meteu na cabeça que queria um igual. Deu-me imenso trabalho, mas quem anda por gosto não cansa. Muito obrigada pela sua simpática visita e generosos comentários. Beijinhos.

Diogo Marques disse...

De facto parece-se muito com um crumble, e igualmente delicioso!!

Salsa Verde disse...

Eu adoro cobbler e este teu está com um aspecto super delicioso e a combinação é uma delícia!!
Beijocas,
Lia.

Um toque de canela disse...

Boa noite! Adorei este cobbler... nunca fiz, mas como adoro crumble estou a pensar seriamente experimentar!
bjs
Paula

Bel disse...

Adorei este cobbler, e que receita maravilhosa! Este aspecto assim rústico é muito atraente! Com certeza, vou experimentar.
Bjos e uma boa semana!