quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fantasia de Morango


A época dos morangos está aí em toda a sua força. Brilhantes, aromáticos e sedutores, lá nos encantam com a cor da paixão e irresistivelmente os trazemos no nosso cabaz. Uns servirão para o meu doce de morango que gosto sempre de ter na minha despensa, para fazer um miminho aos Amigos, para rechear e cobrir bolos, mas também para com ele me deliciar barrado num pãozinho acabadinho de trazer da padaria, logo pela manhã... Outros terão um destino diferente, servirão para uma fantasia... Esta que hoje vos apresento e que nos levou a outro mundo, repleto de sabor!
Ingredientes
Para o bolo
100g de farinha
80g de açúcar
50g de manteiga derretida
4 ovos
1/2 colher (café) de fermento em pó
Margarina para untar
Papel vegetal
Para o creme e cobertura
300g de morangos
250 g de açúcar
6 dl de natas
1 iogurte de aroma de morango
Sumo de 1 limão
5 folhas de gelatina
5 colheres (sopa) de doce de morango
Preparação
Para o bolo
Barrei uma forma 22 cm com margarina e liguei o forno a 180ºC. Bati as claras em castelo e juntei-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Adicionei as gemas, bati mais 5 minutos, juntei a margarina derretida, misturei, adicionei depois a farinha peneirada com o fermento e envolvi delicadamente. Verti para a forma e levei ao forno durante 20 minutos. (fazer teste do palito)

Para o creme
Lavei e arranjei os morangos, cortei-os ao meio, deitei-os para um tacho, juntei o sumo de limão e 150 g do açúcar, levei ao lume e deixei cozinhar durante 10 minutos. Entretanto, coloquei as gelatinas a demolhar em água fria. Reduzi a mistura dos morangos a puré, levei de novo ao lume, deixei ferver, juntei a gelatina escorrida e mexi até esta dissolver e deixei arrefecer.
Forrei uma forma alta com papel vegetal e coloquei no fundo a base do bolo. Juntei o iogurte à mistura de morangos e mexi delicadamente. Deitei sobre a base do bolo e levei ao frio até ficar bem solidificado.
Antes de servir, mergulhei a forma em água quente, desenformei cuidadosamente, rejeitei o papel vegetal e espalhei por cima o doce de morango. Pode decorar com morangos frescos.

Fonte: TeleCulinária 1620


23 comentários:

That Cake Sweet disse...

Ai, ai que maravilha, que tentação está com um aspecto fantástico, adorei.
E fica enorme, dá sempre para mais quem uma fatia:)

Beijinhos

RATOLINHA disse...

Que bela sobremesa amiga!
Adorei! Comia agorinha mesmo uma fatia, eheheh
beijoca

Marisa Valadas disse...

Até fiquei de água na boca... que aspecto maravilhoso, adorei

São Ribeiro disse...

Bem ao meu gosto,adoro morangos.
bjs

Unknown disse...

Que maravilha! Delicia!
Tenho um desafio lá no blogue. Participe!
Deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

Beijinhos;

Aurea Sá

Liliana (Addicted) disse...

hummm...que aspecto tão guloso! Adorei a tua sobremesa :)
beijinhos e um bom dia

Luisa Alexandra disse...

Uma sobremesa bem vistosa!

Joana disse...

Uma sobremesa mesmo bonita!
Os morangos são tão bons e as sobremesas com eles nunca nos desiludem, não é verdade?
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Ficou tão bonita!! E eu adoro doces de morango :)
beijinhos kida

kika disse...

Que aspecto fantastico e titulo super sugestivo! bjks

Partilhando Sabores e Receitas disse...

É mesmo uma verdadeira delícia! nham...nham está muito gulosa.

Paulo Herculano disse...

Está tão bonito que até parece fantasia :)

Beijos

A Paixão da Isa disse...

ela esta 5* e sendo de morango uiui adoro ja comia bem uma dessas fatias humm bjs

Sonhos da su disse...

Adorei, essa corzinha esta mesmo a pedir para comer um bocadinho....
Beijinhos

Comida de conforto disse...

Que fantasia maravilhosa!! Já comia uma fatia...
Beijinhos

Unknown disse...

Que perdição hummmmm delicia.

Beijinhos
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

CC disse...

Hum... mas que delicia! Até fiquei a babar :)

Bjs

Isabel disse...

Obrigada pela simpatia e gesto atencioso em deixar aqui vossas palavrinhas que muito me apraz ler!
Um grande beijinho a todos e votos de um excelente fim-de-semana que está mesmo aí à porta! :)

Unknown disse...

Eu ja fiquei a fantasiar por esta receita. Adoro morangos e os semi-frios nesta altura do ano para mim sao uma verdadeira perdicao.

Beijinhos e bom fds

Anónimo disse...

uau! que tentação!!

já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/04/passatempo-santa-gula-e-limited-edition.html

Isabel disse...

Isabel querida,

Essa fantasia de morango é bem real, é uma sobremesa fabulosa com as suas cores vivas e alegres e com os deliciosos morangos a coroá-la !

Como gosto de morangos... :)

Hoje foi dia de fazer licor de morango e compota de morango... não me canso deles, assim como não me canso de olhar e contemplar a tua fantástica fantasia ! ;)

Beijinhos grandes

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Piteca disse...

Que aspecto fantástico que tem esse teu bolo!! Dá água na boca!
:)
Beijinhos doces.

Tertúlia da Susy disse...

Olá Isabel,
Essa fantasia ficou como sendo a minha fantasia, adorei a cor deste bolo e fiquei fantasiando o seu sabor gostoso.
Bom fim de semana, kiss
Susana