segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pescada no forno com Camarões e Mercado de Natal 2011


Dias curtos, chuvosos e frios... O inverno já se faz anunciar. O apetite por pratos de forno ganha intensidade. E os apetites existem para serem satisfeitos. Sai pois do forno, um calor extra para nos aquecer mas também uma pescada deliciosa para que à mesa também contribua para alegrar e acalorar o ambiente.

Ingredientes:
  • 1 pescada
  • Sal & pimenta q.b.
  • 2 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 dl de azeite
  • 1 lata pequena de tomate pelado
  • 2,5 dl de vinho branco
  • 750 g de batatinhas
  • 250 g de miolo de camarão cru
Preparação:

Temperei a pescada com sal e pimenta e coloquei-a numa assadeira. Pré aqueci o forno a 180ºC. Levei ao lume um tacho com as cebolas às rodelas, o dente de alho picado, a folha de louro e o azeite e deixei refogar tudo até estalar.

Piquei o tomate e acrescentei-o ao refogado juntamente com o molho respectivo e o vinho. Temperei com sal e pimenta, deixei ferver e juntei as batatinhas descascadas e lavadas nesse molho, deixando-as cozinhar uns 10 minutinhos.

Verti o molho sobre a pescada e em volta coloquei as batatinhas. Levei tudo ao forno e deixei cozinhar (o tempo depende de cada forno, no meu foram necessários uns bons 45 minutos!). Nos últimos 10 minutos, adicionei os camarões e mexi até ficarem bem cobertos pelo molho.

Servi quente polvilhado com cebolinho. Como acompanhamento, sugere-se  legumes cozidos ou tiras de pimentos salteados. Eu optei por uma salada.

Fonte: Cozinha Regional 25

Mercado de Natal 2011

E porque aqui se partilha o interesse pelas artes culinárias, o prazer dos bons sabores e os bons produtos da nossa terra, chamo a atenção dos meus queridos leitores para a existência e actividades do Centro das Artes Culinárias, a funcionar desde Setembro no âmbitode uma parceria entre a associação “As Idades dos Sabores –Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias” e a Câmara Municipalde Lisboa, no Mercado de Santa Clara (feira da ladra), em Lisboa.

Está pois a decorrer no Centro das Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara em Lisboa, um Mercado de Natal onde poderá encontrar e comprar os melhores produtos alimentares portugueses, numa mostra variada de paladares e aromas chegados de diversas regiões do país:doçaria tradicional, frutos secos, legumes, queijos, vinhos, azeites, enchidos,pão, chocolates, compotas, licores e muitos mais. E também demonstrações culinárias, cursos, ateliers para crianças, livros, velharias e música.

Segue pois uma lista de algumas actividades que lá poderá encontrar:



“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate, por Graça Vasconcellos. Dia 14 Quarta-feira, das 18 às     20 h;

Concerto de Natal,  pelo Coro Preparatório do Coro Infantil da     Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandilo e a companhado ao piano  por João Lucena e Vale. Quinta 15, 18h30;

“Showcooking”: Filhoses das nossas terras, por doceiras vindas de     diferentes regiões do país. Sábado 17, das 15h00 às 17h00;

Ateliê para crianças a partir dos 8 anos: A minha cozinha:  o 1º Ateliê da Michèle,     por Michèle Miranda. Sábado 17, das 10h30 às 13h;

“Showcooking”: Sabores de alheira, pela Escola de Hotelaria e     Turismo de Mirandela. Domingo 18, à tarde;

Ateliê para crianças a partir dos 6 anos – Biscoitos de Natal - ABC: amassar,     biscoitar, caixinhar, por Jorge Ribeiro. Segunda 19, das 14h00 às 17h;

“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate e Brownies, por Graça Vasconcellos. Dia 21, Quarta-feira, das 18 às     20 h;

Curso de cozinha: Preparar o     Peru - do Mercado para a Mesa, onde se aprende a desossar e     rechear o peru, por Teresa Pinto Leite . Quinta 22, à tarde

Para mais informações, e para conhecer melhor o Centro de Artes Culinárias visite o  site em :

http://www.centrodasartesculinarias.com/index.php?text_id=6

 

12 comentários:

Sabor&Arte disse...

Que bom aspecto! Adoro!
Bjs:)

Mónica Silva disse...

Isabel que pratinho tão reconfortante, eu também sou uma exagerada com o forno nesta altura :)
Ficou delicioso.

Beijinho

Inês Ginja disse...

Estes dias frios e cinzentos pedem mesmo comidinha de forno, saciante e aconchegante. Gostei dos camarões associados, ficaram muito bem.
Um beijinho.

Ondina Maria disse...

Que lindo assado em tons de outono. Se não fosse a minha constipação, acho que conseguia sentir-lhe o cheirinho!

Ameixinha disse...

Gosto muito de pescada mas assim assada ficou ainda melhor :)

Autora do Blog disse...

Ficou com um aspecto muito apetitoso e bonito.
Os camarões tornam-no ainda mais apelativo.

bj

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Rita disse...

O chamamento do forno é mesmo difícil de resistir nesta altura. E para quê resistir, se o resultado é um prato tão apetitoso como este? :) Deve ser uma delícia! Beijinho

saboracasa disse...

adorei o peixinho, com um sabor certamente delícioso.

Obrigada pela partilha do evento - adorava comparecer, mas é um poco longe :(

Anónimo disse...

Isabel, muito obrigada pelas sua visitas ao Meu Estaminé. Dão-me sempre uma alegria especial!
Gostei muito da simplicidade dos temperos da sua Pescada no Forno. Isso só prova que quando os alimentos são frescos, quanto menos tempero, mais realça o seu próprio sabor.Cá em casa também apreciamos muito os assados no forno.
Já tinha ouvido falar no Centro de Artes Culinárias, mas não sabia onde era. Obrigada por estas preciosas informações! Adorei!
Bjs. Bombom

Dulce Caldeira disse...

Olá Isabel, gostei imenso do aspecto da tua pescada. É um peixe que faço bastante cá em casa, e não sei bem porquê, sempre vivi com o preconceito que no forno se tornaria muito seca. Vou tentar a tua receita.
Obrigada pela informação do mercado, não fazia ideia.
Beijinhos.

Sofia.Lopez disse...

Olá Isabel,
Venho agradecer a tua visita e conhecer o teu blog e gostei muito das tuas delicías!
Esta pescada no forno está com um aspecto fantástico! Comidinha no forno sabe tão bem e agora ainda mais.
Vou voltar mais vezes ;)
Beijinhos

Isabel disse...

Muito obrigada pelos vossos comentários. O camarão dá-çhe efectivamente um toque especial e a pescada que neste caso foi chilena (é a que mais gosto) preparada assim ficou bem suculenta com lasquinhas branquinhas a desprender-se em cada garfada. Muito bom.

Sofia, Seja muito bem-vinda! Conheci o seu blogue através do delicioso às vezes cozinheira, e adorei!

Beijinhos a todos.