quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bacalhau com migas


Este é um prato que eu costumo fazer com regularidade na época das nabiças. Pão, azeite e nabiças conjugam-se harmoniosamente para formar umas migas tostadinhas bem ao nosso gosto. A acompanhá-las o fiel bacalhau, este, assado sobre uma generosa camada de cebolas e polvilhado com pão ralado e queijo. Gostamos muito.

Ingredientes

Para o bacalhau:

4 postas de bacalhau
• 4 dentes de alho
• 2 cebolas
• 2 folhas de louro
• 3,5 dl de azeite
• Leite
• 1 colher (sopa) de pão ralado
• 1 colher (sopa) de queijo ralado
• 1 colher (chá) de colorau

Para as migas:

3 pãezinhos
• ½ molho de nabiças
• 4 dentes de alho
• Azeite
• Sal & pimenta

Preparação

Pré-aqueci o forno.

Cortei as cebolas às rodelas. Estalei os dentes de alho inteiros no azeite (sem queimá-los). Temperei com pimenta e o colorau.

Numa assadeira, deitei a cebola e o azeite onde estalou o alho.

Passei o bacalhau por pão ralado. Coloquei cada uma das postas sobre a cebolada e polvilhei-as com o queijo ralado. Levei ao forno bem quente durante 30 minutos. Logo que o bacalhau começou a ficar tostadinho (cerca de 15 minutos após ter sido enfornado), reguei-o com o próprio azeite.

Entretanto, preparei as migas:
Demolhei o pão em água morna e reguei com um fio de azeite. Temperei de sal e pimenta.

Lavei as nabiças, escorri bem e introduzi-las em azeite quente onde já tinha fritado também 4 dentes de alho. Juntei o pão desfeito e bem escorrido e fui voltando com a colher de pau com o bico do fogão no mínimo. De seguida, levantei o lume, quando comecei a enrolar o pão com os grelos para conseguir umas migas bem tostadinhas.

Servi o bacalhau acompanhado com as migas e com azeitonas.


8 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

OLá Isabel!!! Bigada pela visita!!! <3 ès uma kida!!! Tb já ca estou!! e vou dar-te força pa continuares e mostrares as tuas delicias, tipo este bacalhauzinho!!!! Cá estarei para as "Provar"!!! eu tb começei a pouco!! BEIJOKAS

isabel disse...

Bigada Bombokita!
Bigada pela força, simpatia e comentários bem-dispostos. Volta sempre porque és muito Bem-vinda!
beijoca!

ameixa seca disse...

Essas migas devem ficar uma delícia. Hoje comi bacalhau mas saiu um bocadinho seco. Vou ter que inventar algo para fazer ao raio do bacalhau :)

isabel disse...

Ameixinha, tenho a certeza de que com toda a tua criatividade, alguma coisa hás-de inventar para fazer ao raio do bacalhau!lol
beijinho!

Cláudia M. disse...

Olá Isabel

Antes de mais, quero agradecer as palavras tão simpáticas lá no meu blog :)

E quero dizer que tive agora muita sorte, porque ADORO esta comida! A sério, é raro comer, mas quando a minha mãe faz (por acaso nunca fiz destas migas, só de batata) faço-me sempre convidada...
A minha mãe é da Beira Alta, Viseu, e lá esta comidinha é um pitéu mto apreciado! Fiquei consolada!

bjs

isabel disse...

olá Cláudia!
Que contente que fiquei com a tua visita e tuas palavras! Muito obrigada!
Se ficaste tão consolada quanto eu fiquei ao ver o teu blogue, fico muito feliz! Volta sempre!
beijinho

Paula Pacheco disse...

Isabel, vim lhe retribuir a visita, que delicia o seu cantinho cheio de comidinhas caseiras,adorei este bacalhau hummmm!!! venha me visitar sempre que desejar, será um prazer, já te linkei e to seguidora também,
bjs
Paula

isabel disse...

Olá Paula!
Muito obrigada pela sua visita! O seu cantinho também é repelto de delícias e claro que o visitarei muito mais vezes! Obrigada pela simpatia e volte sempre! :-)
Beijos.