sábado, 28 de novembro de 2009

Arroz de Tamboril


O tamboril ou "diabo do mar" como alguns lhe chamam, é um bicho cabeçudo e muito feio...No entanto , o  pobre coitado, não tendo culpa da sua fealdade, presta-se a comidas muito saborosas, tal como este arroz muito apreciado cá por casa. Em época de crise, pede-se à peixeira para nos amanhar metade de um tamboril e os camarõezinhos não entram na panela...E não é que este  mafarrico das águas fica bom na mesma! Fiz assim:

Ingredientes


• Meio tamboril amanhado
• Sal e pimenta moída na altura
• 1 cenoura
• 2 cebolas
• 2 dentes de alho
• Azeite q.b.
• 5 tomates
• 1 folha de louro
• 350 g de arroz
• 1 ramo de coentros

Preparação

Cozi o tamboril cortado em bocados durante cerca de 10 minutos em água a ferver temperada com sal, pimenta, a cebola cortada em palitos e 1 cebola descascada e cortada em bocados.

Coei a água, reservei e desfi-lo em lascas grandes.

Alourei a restante cebola e os dentes de alho picados no azeite. Juntei os tomates pelados e sem grainhas, cortados em bocados e a folha de louro. Tapei e deixei cozer suavemente durante cerca de 15 minutos. Reguei com a água da cozedura do tamboril (calculei mais ou menos o volume de modo a ficar um arrozino malandro) e, assim que levantou fervura, introduzi o arroz.

Rectifiquei os temperos e deixei cozer tapado cerca de 10 minutos. Juntei o peixe e deixei tomar fervura.

Retirei do lume e polvilhei  com os coentros picados.



Esta receita foi retirada do livro Culinarium da Vaqueiro

9 comentários:

Andreia disse...

Olá Isabel,
Passei para conhecer o seu cantinho e para lhe desejar as boas vindas ao mundo dos blogs de culinária! Vou voltar muitas mais vezes para ver as novidades.

Adoro arroz de tamboril, adorooooo e já faz tanto tempo que não faço... Só de ver a fotografia fiquei com tantas saudades deste prato!

Bjinhos
Andreia

Isabel disse...

Olá Andreia! Fico mesmo muito contente com a sua visita a este meu cantinho! Eu adoro o seu: tem bolos espectaculares e fotos lindas!Obrigada pela simpatia e volte sempre!

Carolina Macedo disse...

Isabel, não conhecia o teu blog mas já me vou tornar seguidora! Fazes muito bem em aproveitar as papas da tua bebé para fazeres um bolinho... Só te posso dizer que fica óptima!!
Espero que voltes ao blog e que gostes!
Beijocas*

Isabel disse...

Olá Cuca :-) Bem-Vinda! Pois é, este é o meu outro bébé, acabadinho de nascer! Obrigada pela visita! Podes crer que vou fazer esse bolo: fiquei muito curiosa, deve ser mesmo bom! Quanto ao teu blogue, claro que voltarei, tem receitas muito boas! Volta sempre :-)
beijinhos.

a Trofa tem cozinheira disse...

que deliciaaaaaaaaaa...a 1ª vez q comi tamboril adorei! o teu tem ca 1 aspectoooo!!! Beijokas e bom feriado!

Isabel disse...

ola Bombokita! Bigada, um excelente feriado para ti também e uma beijoca!

Maria Vitamina disse...

O bicho é feio mas por acaso é dos meus preferidos porque tem poucas espinhas e é bem saboroso. Este arrozinho está muito apetitoso!

Marta Cunha disse...

Olá Isabel! Adoro arroz de tamboril e o teu está com muito bom aspecto. Parabéns pelo Blog, que já tem muitas coisas boas. Bjs

Isabel disse...

Olá Marta, muito obrigada!:)Volta sempre! Beijinho.