segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bolo Guloso


Avisam-se a todos as pessoas que acabaram de aterrar nesta mensagem que a temperança é uma virtude que devem possuir em quantidade generosa para combater a gula que este bolo possa despertar! Pois este...meninas e meninos, é um bolo guloso que vos pode condenar ao inferno...Ou será ao Paraíso? A um ginásio estou certa de que sim!

Ingredientes


• 600g de chocolate em tablete.
• 300g de manteiga
• 6 ovos
• 200g de açúcar
• 200g de amêndoa moída
• Farinha
• Açúcar em pó q.b
. Raspas de chocolate (estas fui eu que fiz e a receita está mais abaixo)
.

Preparação

Liguei o forno a 180º C. Untei uma forma redonda com manteiga e polvilhei-a com farinha. Derreti metade do chocolate, em banho-maria com 200g de manteiga. Bati as gemas com o açúcar, até ficar esbranquiçado. Juntei a amêndoa moída e o chocolate já derretido e misturei bem.

Depos, levantei as claras em castelo e envolvi-as no preparado anterior. Verti na forma e levei ao forno, por 55 minutos (se necessário, devem colocar uma folha de alumínio a meio da cozedura para o bolo não queimar).

Fiz o recheio: derreti o chocolate e a manteiga restantes, em banho-maria, até obter um preparado compacto.

Desenformei o bolo depois de frio e cortei-o ao meio, na horizontal. Recheei-o com metade do creme de chocolate e compus o bolo. Cobri-o com o restante creme. Depois de frio, polvilhei com raspas de chocolate e açúcar em pó.

Para as raspas de chocolate: pus a derreter o chocolate aos bocados em banho-maria, mexendo o chocolate até este ficar macio e brilhante.
De seguida, para tornar o chocolate mais maleável e brilhante, deitei 2/3 sobre a bancada. Com uma espátula, espalhei-a de um lado para o outro, durante 3 minutos, até quase prender. Rapidamente, reuni-o e voltei a aquecer em banho-maria e fui mexendo. Voltei a espalhá-lo uniformemente sobre um tabuleiro e levei ao frigorífico. Depois de ter solidificado, passei uma faca inclinada, de forma a saírem folhos compridos.


Esta receita foi retirada do livro Bolos e Bolinhos e as raspas de chocolate foram adaptadas do livro 101 sugestões Bolos.

26 comentários:

disse...

Isabel,
não tenho palavras para descrever a sua simpatia. Muito obrigada por todos os seus comentários. Não tenho mesmo palavras.
Ainda bem que gosta do meu blogue... é bom sentir e saber que existem pessoas, como a Isabel, que de facto apreciam o nosso trabalho e o demonstram grande carinho e apreço.
MUITO OBRIGADA MESMO.
A Isabel é uma querida.

Relativamente a este bolo, bem... está perfeito... parece mesmo com os de pastelaria.
5*****.
Adoro essas raspas de chocolate. Está lindo o bolo.
Parabéns.

Isabel disse...

Jú, obrigada pelas palavras mas a verdade é que tenho me perdido completamente no teu blogue! Ainda não terminei...lol..ainda me falta ver muita coisa...
Quanto a este bolinho, obrigada pelo elogio!
beijinho.

Carolina Macedo disse...

Isabel, este bolo levava-me à desgraça!!!! 600 gramas de chocolate??? MEU DEUS! O bolo não se devia chamar guloso, mas sim pecaminoso... Pagava para provar esse bolo!!!!
Beijos*

Isabel disse...

Pois lolol...Este é outra possibilidade que me escapou...mas Cuca são 600g de chocolate para partilhar, pois senão são dois pecados em um o da gula e o da soberba! :-)
Uma beijoca e um bom feriado!

Elvira disse...

Tem um aspecto fantástico e deve ter uma textura e um sabor melhores ainda. Parabéns! :)

Beijinhos.

Vivian disse...

Isabel, esse bolo só pode nos levar ao paraiso !!! e eu diria que ele pode mudar de nome, e se chamar bolo gostoso

ameixa seca disse...

Ai que isto é pecado capital!!! Deve ser uma maravilha :)

Isabel disse...

Todo o entusiasmo que eu tenho pelo mundo da blogosfera culinária nasceu porque um dia, quando pesquisava uma receita na internet, fui parar a um blogue maravilhoso, cheio de coisinhas boas, todos os dias lá ia espreitar, apontar receitas deliciosas que testava com sucesso. A autora desse blogue é para mim, uma referência. Foi através do seu blogue: ElviraBistrot que descobri muitos e muitos outros que também me fascinaram e fizeram crescer essa paixão, porque a Elvira (toda a gente já percebeu que é dela que falo, né?)faz questão de divulgar este mundo fantástico, possuindo no seu belo blogue uma lista extensa de blogues para além de ter criado as cozinhas do mundo onde descobri outros blogues maravilhosos que me inspiraram a criar o sitio das delicias. Á elvira, quero aqui deixar publicamente o meu muito obrigada!
beijinhos

Isabel disse...

Vivian, adorei a sua visita ao meu cantinho. Obrigada! Volte sempre!
beijinho.

Isabel disse...

Ameixinha, dizem que para sermos absolvidos dos nossos pecados, devemos mostrar sincero arrependimento...o único arrependimento que sinto depois de o comer...é o da minha cinta alargar ;-), acho que vou para o inferno!

Manuela L. disse...

Bemmmm q delicia de bolo!!! adorei! é light não é??? lol
bjs

a Trofa tem cozinheira disse...

Olá Fofinha!!!! como estas?! olha o teu bolinho esta DIVINO!!!! *.* LINDO!!! super apetitoso!!! Basta ter chocolate!!!! eu adorei!!! ta perfeito!!! és 1 Kida...bigada pelas visitas sempre docinhas como tu?!

Isabel disse...

Olá Manuela, tem umas quantas calorias de facto, mas o sabor compensa o pecado, basta consumir com moderação! beijinho


Olá Bombokita :-), bigada pela simpatia e pelas tuas visitas sempre tão alegres e cheias de boa disposição! beijinho

flosinha disse...

Muito obrigada pelo comentario que deixou no meu blog.
Também já estou fã, aqui do seu sitio e este bolo está uma tentação. Parabéns
Beijokas

Isabel disse...

Olá flosinha, seja muito bem-vinda!Obrigada pela visita e pelas palavras simpáticas e volte sempre :-)
beijinhos.

Comsentido disse...

Olá! Obrigada pelo comentário. É engraçado encontramos neste mundo dos blogs alguém da nossa terra. Vou fazer uma visita pelo teu blog.

Isabel disse...

Fátima, é verdade. Volta sempre! Beijinho.

Unknown disse...

Realmente este bolinho e mesmo uma tentacao. Deve ser muito bom, de aspecto esta fantastico.

Beijinhos

Isabel disse...

Olá cacahuete, obrigada. Já fui visitar o seu cantinho e gostei muito!Volte sempre. Beijinho.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cara Isabel, que prazer em conhecer o teu trabalho. Penso que na verdade este bolo torna as pessoas gulosas - hehehe! A decoraçao ficou impecavel, parabéns pelo talento e muito sucesso!
Um grande abraço
Léia

Isabel disse...

Léia, obrigada pelas gentis palavras. Tenho todo o prazer em ser visitada por si, por isso volte sempre :-)
Um beijinho.

Chocolateria disse...

Ola Isabel, obrigada pelo carinho e visita ao meu blog, você é sempre muito carinhosa e fofa, fiquei morrendo de vontade de comer esse bolo.Há dias quero comer bolo de chocolate, mas estou impossibilitada de acessar a minha cozinha...Motivo... Reforma do Lar Doce Lar!!! Então não estou desenvolvendo meus dotes culinários temporariamente.Ahhhh...se puder me enviar uma receita de bacalhau ao Zé do Pipo eu vou gostar...pois desde a primeira vez que fiz esse bacalhau em casa.Todos pedem bis...É muuuuiiitttoooo bommm! Como eu faco a receita ha pelo ao menos 8 anos. Sem estar anotada, quero saber se não estou deixando para trás algum item.Obrigada. Querida!!!

Beijos.

Maria Vitamina disse...

Este bolo faz crescer água na boca! Uma verdadeira tentação...bjs

Isabel disse...

Olá Luísa!
Com certeza que se o seu lar docinho está sendo remodelado, é para melhor...então, imagino o que irá sair dessa cozinha...miam miam...vou esperar para ver!
Quanto à receita de bacalhau, vou enviar minha amiga.
Um grande beijinho e sempre que precisar, disponha!


moonlight, é muito bom. Se achar que tem muito chocolate, pode optar por não cobrir: é bom na mesma ;-)
Obrigada pela visita e comentários deixados nas mensagens. De facto, o livro do Pingo doce tem bastantes receitas infalíveis. Gosto muito dele! Um beijinho muito grande e volte sempre!!

♥Sugar♥Plum♥Fairy♥ disse...

Ola Isabel,
gostei muito messme de seu blogue!!!Linda com recietas todas lindas.
sou goesa(forgive my not v good at writing portuguese but u have so dang cute a blog here!!!

Isabel disse...

Olá Vanillastrawberryspringfields, seja muito bem-vinda. Espero que volte e que o meu cantinho continue lhe agradando. Um beijinho e parabéns também pelo seu blogue magnífico.