sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pá de porco com molho S. Valentim

Não, hoje não é de modo algum dia de S. Valentim... Não é o Dia dos Namorados... Mas namorar faz tão bem ao coração. Há pois que zelar pela nossa saúde e namorar todos os dias...Então, que melhor pretexto do que uma deliciosa pázinha de porco regada com um saboroso molho de natas para um jantar à luz das velas com o nosso mais que tudo?

  • Ingredientes 4 pessoas

    1,2 kg de pá de porco
    1,5 kg de batatinhas
    1 limão pequeno
    3 cebolas
    5 dentes de alho
    1 pimento
    35 g de manteiga
    1,5 dl de vinho branco
    1 dl de azeite 1,5 º
    2,5 dl de natas
    2 ml de mel (facultativo)
    Salsa
    louro
    Colorau
    Açafrão
    Sal e pimenta



    Preparação

    Temperei a pá de porco com vinho branco, colorau, sal e pimenta e deixei a marinar de um dia para o outro.

    Numa frigideira, alourei a carne com 5 cl de azeite.

    Fiz uma cama com 2 cebolas e 5 dentes de alho cortados às rodelas, coloquei a pá de porco por cima com o azeite da fritura regando com mais um pouco de azeite. Levei a assar em forno quente durante 45 minutos com uma folha de alumínio por cima e mais 15 minutos sem a folha.

    Entretanto descasquei batatinha da pequenina. Temperei com sal, pimenta colorau, uma folha de louro e salsa.

    Passada uma hora, virei a carne e durante essa operação, coloquei as batatinhas a assar juntamente com a carne. Deixei a carne e as batatas mais uma hora no forno.

    À parte e quase na altura de servir, fiz um refogado com 3 cl de azeite, uma cebola pequena às rodelas e um pimento às fatias. Juntei cerveja, manteiga, mel, açafrão, natas e sumo de limão. Temperei com piripiri e sal.

    Cortei a pá em fatias, cobri com o molho e acompanhei com arroz e uma bela salada de alface.

Esta receita foi inspirada numa ficha de culinária Pingo Doce

3 comentários:

ameixa seca disse...

Ai Isabel, das duas uma... ou preciso de pá de porco ou de namorar. Por este caminho já estou meia morta he he
Mas olha, que venha um jeitosinho, para porco já basta comer essa linda pá ;)

Rachel disse...

Vi um comentário seu no Canela moída, e vim conhecer seu cantinho. Você ainda é novinha nesse mundo da blogosfera e tive o prazer de ser sua primeira seguidora. Venha conhecer meu cantinho também e faremos uma bela amizade, ok? Bjuss!!!

http://www.nabiroskinha.blogspot.com/

Isabel disse...

Oh Ameixinha, só tu para me fazeres rir! Venha lá então o jeitosinho e experimenta a pá para o cativar...afinal dizem que os homens se conquistam pelo estômago! Mas quanto a isso, eu acho que já terias conquistado muitos muitos dadas as delícias que cozinhas!


Olá Rachel!

Seja bem-vinda ao meu cantinho...Pois quem não conhece a Ameixinha, a sua boa disposição e as suas receitas fantásticas?
Muito obrigada por ser minha primeira seguidora, também já fui conhecer o seu cantinho e é repleto de maravilhas! Volte sempre amiga que eu também assim o farei!

Peço desculpa mas como ainda sou nova neste mundo da blogosfera ainda não tinha percebido como se acedia aos comentários...

Beijos!